GRANDES PENSADORES DA SOCIOLOGIA


Houve e ainda existem grandes pensadores da sociologia. Ambos descrevem em suas obras formas de compreender a sociedade de sua época, e desta forma, podemos ver de forma mais científica e crítica os meios sociais e assim apontar as qualidades e defeitos de nossas estruturas. Separamos uma lista de grandes pensadores que contribuíram com ideias sociológicas:

*para saber mais sobre algum dos pensadores clique sobre o nome dele para ser direcionado para a página na wikipedia

Fundador da Sociologia e do Positivismo, trabalhou intensamente na criação de uma filosofia positiva.

Harriet Martineau foi uma jornalista, escritora, ativista e socióloga britânica. Harriet Martineau nasceu na Grã-Bretanha em uma família de huguenotes franceses. Ela é mais conhecida por seu compromisso social, como jornalista e como uma das fundadoras da sociologia.

Teve uma grande influência no desenvolvimento da sociologia aplicada devido às metodologias que propôs para estudar determinados fenômenos sociais.

Formalmente criou a disciplina acadêmica sociologia e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia.

Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política – conhecidas coletivamente como marxismo – afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes.

Foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista.

É recordado sobretudo pela polémica que o opôs a Émile Durkheim. Ao contrário deste, Tarde enfatiza, na ação social, os indivíduos e não o poder de coerção exterior que se lhes impõe. Insere, assim, um cunho psicologista que nega a autenticidade do social.

Fez contribuições importantes para a teoria sociológica e em estudos de campo, além de ser responsável por trazer de novo Thomas Hobbes ao primeiro plano, através da publicação dos seus manuscritos.

Preocupou-se em descobrir os padrões de interação que subjazem às formações sociais mais latas (num registo a que hoje chamaríamos “microssociologia”).

Teve importância capital para a sociologia e a psicologia social, pertencente à Escola de Chicago (sociologia). Juntamente com William James, Pierce e Dewey, Mead faz parte de uma corrente teórica da filosofia americana denominada de pragmatismo.

Figura de destaque da Escola historicista alemã, Sombart está entre os mais importantes autores europeus do primeiro quarto do século XX, no campo das Ciências Sociais. Teve influência de Nietzsche e influenciou as idéias de Weber, de quem era amigo.

É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.

Foi um sociólogo norte-americano e um dos mais eminentes pensadores da Escola de Chicago. O trabalho de Park se destaca por seus estudos em relações de raça, migração, assimilação, movimentos sociais e desorganização social no espaço urbano.

Ele viveu num período em que a sociologia se tornou um campo científico autónomo e manteve-se na linha da tradição da filosofia da história fazendo contribuições com teoria analisando a mudança social na civilização ocidental como uma confluência de civilização (intelectual e tecnológica), processos sociais (organizações) e cultura (arte, religião e filosofia). Ele levou a cabo análises empíricas e históricas acerca do crescimento e distribuição geográfica das cidades e do capitalismo.

Fundou em janeiro de 1893, o Jornal Internacional de Sociologia, o programa afirmou que seu objetivo era contribuir para o conhecimento dos fatos-científicos possíveis, ciência social em que, então, seria possível suporte para reformar a sociedade.

Suas obras focaram a relação entre poder, comportamento, emoção e conhecimento na História.

É um dos expoentes da chamada Escola de Frankfurt. A Filosofia de Theodor Adorno, considerada uma das mais complexas do século XX, fundamenta-se na perspectiva da dialética.

Afirma que cada vez mais a sociedade em geral, tem menos contatos entre os indivíduos e que duram menos. Uma das suas frases, em português se traduzem que “as relações escorrem pelos vão dos dedos”. E que os valores estão se perdendo, diante disso, o sociólogo revela que não é necessário buscar aspectos positivos do passado, mas sim redefinir valores atuais.

Tornou-se conhecido por ter sido o pai da expressão “sociedade pós-industrial”. Seu trabalho é baseado na “sociologia de acção” e seu principal ponto de interesse tem sido o estudo dos movimentos sociais.

Inserido na tradição da teoria crítica e do pragmatismo. Ele era conhecido por suas teorias sobre a racionalidade comunicativa e a esfera pública, sendo considerado como um dos mais importantes intelectuais contemporâneos.

Desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos trabalhos abordando a questão da dominação e é um dos autores mais lidos, em todo o mundo, nos campos da antropologia e sociologia, cuja contribuição alcança as mais variadas áreas do conhecimento humano.

Anthony Giddens (18 de janeiro de 1938, Londres) é um sociólogo britânico, renomado por sua Teoria da estruturação[1]. Considerado por muitos como o mais importante filósofo social inglês contemporâneo, figura de proa do novo trabalhismo britânico e teórico pioneiro da Terceira via, tem mais de vinte livros publicados ao longo de duas décadas. Do ponto de vista acadêmico, o seu interesse centra-se em reformular a teoria social e reexaminar a compreensão do desenvolvimento e da modernidade.

No campo da filosofia social e prática, o nome de Axel Honneth está ligado ao projeto de relançamento da tradição da teoria crítica da Escola de Frankfurt, através de uma teoria do reconhecimento recíproco.

É filósofo, psicanalista e um dos principais teóricos contemporâneos. Transita por diversas áreas do conhecimento e, sob influência principalmente de Karl Marx e Jacques Lacan, efetua uma inovadora crítica cultural e política da pós-modernidade.

fonte das descrições: wikipedia

Sabe de mais algum grande sociólogo/a que não está na lista? Diga nos comentários!

What's Your Reaction?

Bravo Bravo
3
Bravo
Buguei Buguei
7
Buguei
Chorei Chorei
3
Chorei
Own Own
5
Own
Aff Aff
6
Aff
Odiei Odiei
7
Odiei
Gorfei Gorfei
2
Gorfei
Eita Eita
4
Eita
Amei Amei
15
Amei
Ri alto Ri alto
5
Ri alto
Nerdão Nerdão
17
Nerdão
Gostei Gostei
48
Gostei
Medo Medo
2
Medo
Foda Foda
11
Foda
Que? Que?
2
Que?
Sexy Sexy
3
Sexy
Tédio Tédio
6
Tédio
Nem ligo Nem ligo
4
Nem ligo

Comments 5

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Gif
GIF format