12 REDES SOCIAIS PARA LEITURA E ESCRITA


Com o objetivo de aumentar o relacionamento entre pessoas com gostos em comum, as redes sociais de leitores e escritores têm apresentado recursos cada vez mais sofisticados. Os usuários podem encontrar serviços que vão desde a troca de textos online, até o intercâmbio de livros físicos e recursos para organizar uma moderna estante virtual. Confira algumas das mais famosas redes sociais literárias.

Livros também tem vez na Internet; veja redes sociais para escritores e leitores:

1) Livreto

Com um visual dinâmico e interessante, o Livreto é uma rede social para leitores com vários livros para classificar como lidos ou desejados, permitindo ainda que os usuários troquem suas opiniões.

O Livreto é uma das plataformas mais recentes e ainda precisa corrigir problemas em seu conteúdo (Foto: Daniel Ribeiro)

Como muitas das obras em seu acervo foram incluídas pelos próprios participantes, a plataforma possui muitas informações duplicadas ou incompletas, enquanto algumas de suas imagens não estão enquadradas ou têm baixa resolução. No entanto, é possível encontrar de tudo por lá.

2) Widbook

Esta plataforma reúne uma comunidade colaborativa para compartilhar gratuitamente e-books independentes. Participantes podem escrever textos, ler novidades e publicar mensagens de críticas.

Ideal para encontrar textos independentes, o Widbook possui centenas de e-books grátis (Foto: Daniel Ribeiro)

Com vários recursos para interagir com outros usuários e promover obras no Facebook, Twitter e Google+, o Widbook pode ser acessado pela Web, mas também possui apps para Android e iOS.

3) Orelha de Livro

Em uma interface simples, o Orelha de Livro é uma rede social para leitores interagirem. Além disso, ela oferece recursos para montar uma biblioteca virtual com livros lidos e desejados.

O Orelha de Livro tem um visual amigável e ótimos recursos para montar uma estante virtual de livros (Foto: Daniel Ribeiro)

Com uma eficiente ferramenta de buscas, a plataforma apresenta também uma enorme lista de autores e suas obras. Além disso, o usuário também tem acesso a um ótimo feed de notícias e pode visualizar um ranking com os 100 livros mais lidos.

4) Shelfari

Criada em 2006 e adquirida pela Amazon em 2008, a Shelfari foi uma das primeiras redes sociais literárias da web. Seus usuários podem criar uma estante virtual com as obras registradas, podendo ainda catalogá-las por temas e classificá-las com notas de acordo com seus interesses.

A Shelfari foi uma das precursoras das redes sociais de leitores (Foto: Daniel Ribeiro)

Apesar de só ter títulos em inglês, a plataforma tem comandos intuitivos, um visual agradável e com várias informações sobre autores e suas obras. Entre os dados é possível encontrar notas editoriais, resenhas de outros usuários, capas de outras edições, etc.

5) Minhateca

Desenvolvido para a web, mas já com um app para Android, o Minhateca é um serviço online gratuito e colaborativo para compartilhar textos, imagens e arquivos por nuvem.

Com recursos para divulgar e espalhar documentos e e-books, o Minhateca é uma espécie de biblioteca colaborativa (Foto: Daniel Ribeiro)colaborativa

Com um eficiente sistema de busca por autores e títulos, a plataforma permite encontrar diferentes textos e em diversos formatos, desde que publicados e disponibilizados por outros usuários.

6) Scribe

O Scribe é uma rede social que reúne textos independentes e colaborativos, com o objetivo de reunir usuários com interesse de ler e compartilhar contos, resenhas e poemas de diferentes temáticas.

O Scribe é uma plataforma ideal para escrever ou ler textos curtos e compartilhá-los (Foto: Daniel Ribeiro)

Em uma interface agradável e intuitiva, a plataforma promove também uma série de concursos culturais e oferece recursos para curtir, comentar e publicar os textos no Facebook, Twitter e Google+.

7) Skoob

Criado em 2009, o Skoob é uma rede social colaborativa para montar uma biblioteca virtual com livros lidos e desejados, permitindo ainda que seus usuários escrevam resenhas e classifiquem as obras com notas.

O Skoob é uma rede social de leitores brasileira que oferece excelentes recursos (Fotos: Daniel Ribeiro)

Desenvolvido por brasileiros, o Skoob tem um excelente sistema para troca de livros, oferece grupos de discussão sobre diferentes temas, pode ser vinculado a uma conta de Facebook e ainda tem apps para Android e iOS.

8) Movellas

Com um enorme acervo de textos e poesias independentes sobre os mais variados assuntos, o Movellas é uma plataforma colaborativa para escrever, divulgar e ler principalmente contos e fanfics.

Em um visual moderno e agradável, o Movellas reúne muitas histórias de sagas famosas escritas por fãs (Fotos: Daniel Ribeiro)

Os usuários podem escolher feeds sobre diferentes temas, vincular contas com as mais variadas redes sociais e acessar a plataforma através da Web ou de apps para Android e iOS.

9) Wattpad 

O Wattpad é uma rede social para leitores e escritores que também oferece milhares de livros e contos gratuitos, publicados e compartilhados por seus usuários. Apesar de grande parte de seu conteúdo estar em inglês, a plataforma tem uma excelente ferramenta de buscas.

O Wattpad reúne histórias em vários estilos e sobre diferentes assuntos (Fotos: Daniel Ribeiro)

Com diversas áreas temáticas e a praticidade de vincular contas de Facebook e Twitter, o Wattpad pode ser acessado pela Web ou através de apps para Android, iOS e Windows Phone.

10) Goodreads  

Apesar de só apresentar livros em inglês, o Goodreads é uma rede social para leitores com informações organizadas e várias matérias sobre novidades literárias.

O Goodreads é uma plataforma colaborativa que também reúne as principais notícias internacionais do mercado editorial (Foto: Daniel Ribeiro)

Sua interface apresenta um feed de notícias muito sofisticado, mas também oferece recursos para buscar autores e suas obras e montar uma estante virtual, permitindo que cada livro seja classificado com notas e receba resenhas e comentários.

11) Livralivro

Com o objetivo de promover e estimular a troca de livros entre seus usuários, o LivraLivro é uma rede social para leitores com um visual amigável e intuitivo.

Além de apresentar centenas de autores e obras cadastradas, o Livralivro também tem sofisticado serviço para intercâmbio de livros (Fotos: Daniel Ribeiro)intercâmbio de livros

A plataforma possui recursos para adicionar obras literárias em uma estante virtual e avalia-las. Ela também traz um interessante sistema de pontuação e classificação para enviar e receber livros.

12) Clube de Autores

O Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina que permite aos autores independentes publicarem suas obras sem tiragem mínima – sob demanda – e sem nenhum custo.

cda

No Clube de Autores, quem decide se quer ou não publicar é o próprio autor.

Fonte: Techtudo

What's Your Reaction?

Bravo Bravo
0
Bravo
Buguei Buguei
1
Buguei
Chorei Chorei
0
Chorei
Own Own
0
Own
Aff Aff
0
Aff
Odiei Odiei
0
Odiei
Gorfei Gorfei
0
Gorfei
Eita Eita
0
Eita
Amei Amei
0
Amei
Ri alto Ri alto
0
Ri alto
Nerdão Nerdão
0
Nerdão
Gostei Gostei
2
Gostei
Medo Medo
0
Medo
Foda Foda
0
Foda
Que? Que?
0
Que?
Sexy Sexy
0
Sexy
Tédio Tédio
0
Tédio
Nem ligo Nem ligo
0
Nem ligo

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Gif
GIF format