AS MELHORES PALESTRAS DO TED


TED-Talks-Logo

Palestras podem ser extremamente motivadoras, elas tem a capacidade de ensinar coisas importantes nos dando uma nova perspectiva de forma simples e divertida. Com o lema “ideias que merecem ser espalhadas” a iniciativa TED tem grande visibilidade na internet por trazer uma infinidade de boas palestras ao público, pensando nisso fizemos uma coletânea com as melhores palestras separando-as em categorias. Bom aprendizado!

COMPORTAMENTO E SOCIEDADE

Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história

Nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas. A escritora Chimamanda Adichie conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural – e adverte-nos que se ouvimos somente uma única história sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal-entendidos.

Philip Zimbardo: Como pessoas comuns se tornam monstros… ou heróis

Philip Zimbardo sabe que é muito fácil para pessoas boas se tornarem más. Nesta palestra, ele compartilha percepções e fotos inéditas dos julgamentos de Abu Ghraib. Depois ele fala sobre o outro lado: como é fácil se tornar um herói e como nós podemos alcançar isso.

Andrew Solomon: Depressão, o segredo que compartilhamos

O oposto de depressão não é felicidade, e sim vitalidade, e ela parecia fugir de mim naquele momento. Em uma palestra tão eloquente quanto devastadora, o escritor Andrew Solomon nos leva aos cantos mais escuros de sua mente, nos anos em que lutou contra a depressão. Isso o levou a uma reveladora jornada pelo mundo, entrevistando pessoas com depressão, descobrindo, para sua surpresa, que quanto mais ele falava, mais as pessoas queriam contar suas histórias.

Robert Waldinger: O que faz uma boa vida?

O que nos mantém feliz e saudável durante a vida? Se você acha que é fama e dinheiro, você não está sozinho – mas, de acordo com o psiquiatra Robert Waldinger, você está enganado. Nesta palestra, ele compartilha três importantes lições aprendidas com o estudo.

Leslie Morgan Steiner: Por que as vítimas de violência doméstica não vão embora?

Leslie Morgan Steiner esteve em um “amor louco” — ou seja, completamente apaixonada pelo homem que constantemente a agredia e ameaçava sua vida. Steiner conta o lado escuro de seu relacionamento, corrigindo más interpretações que muitas pessoas têm a respeito das vítimas de violência doméstica e explicando como podemos ajudar a quebrar o silêncio.

Cameron Russell: Aparência não é tudo

Cameron Russell admite que ganhou “uma loteria genética”: ela é alta, bonita e modelo de roupas íntimas. Mas não a julgue pelas aparências. Nesta palestra destemida, ela assume um olhar irônico para a indústria que a fez parecer altamente sedutora quando mal tinha 16 anos.

Melanie Joy: Além do Carnismo

Quantas ideologias dominantes fazem-no agir inconscientemente? Quantas você pode mudar agora mesmo, se tomar consciência de sua inadequação a todos os seres e ao planeta? Nessa palestra a Dra. Melanie Joy (autora do livro “Por Que Amamos Cachorros, Comemos Porcos e Vestimos Vacas: uma Introdução ao Carnismo”) desvenda os mecanismos do Carnismo.

Peter Singer: O “porquê” e o “como” do altruísmo eficaz

Se você tem a sorte de viver sem passar necessidades, ser altruísta para com os outros é um impulso natural. Mas, pergunta o filósofo Peter Singer, qual a forma mais eficaz de doar? Ele fala através de surpreendentes experiências de pensamento para ajudar você a equilibrar sentimento e viabilidade — e causar o maior impacto com o que quer que você possa compartilhar.

Hans e Ola Rosling: Como não ser ignorante sobre o mundo

Quanto você sabe sobre o mundo? Hans Rosling, com seus famosos CHARTS de dados sobre a população global, saúde e renda (e um extra-extra-longo apontador), demonstra que se tem uma grande chance estatística de estar bastante errado sobre o que você pensa que sabe. Participe do desafio de perguntas à plateia. depois, aprenda com Ola, o filho de Hans, quatro maneiras de, rapidamente, ficar menos ignorante.

Kevin Bales: Como combater a escravidão moderna

Nesta apresentação comovente mas pragmática, Kevin Bales explica o negócio da escravidão moderna, uma economia multibilionária que sustenta algumas das piores indústrias sobre a terra. Ele compartilha estatísticas e histórias pessoais de sua pesquisa de campo — e desvenda o preço de libertar cada escravo sobre a terra agora mesmo.

Bryan Stevenson: Precisamos falar sobre uma injustiça

Em uma palestra pessoal e envolvente, com referências a sua avó e Rosa Parks, o advogado de direitos humanos, Bryan Stevenson compartilha duras verdades sobre o sistema de justiça americano, começando com o enorme desequilíbrio racial: um terço da população masculina negra do país é encarcerada em algum momento da vida. Desses problemas, inseridos na história americana não analisada, raramente se fala com esse nível de sensibilidade, discernimento e persuassão.

Brene Brown: O poder da vulnerabilidade

Brene Brown estuda conexão humana – nossa habilidade de sentir empatia, pertencer, amar. Em uma palestra comovente e divertida no TEDxHouston, ela compartilha uma percepção profunda de sua pesquisa, que a levou a uma busca pessoal para conhecer a si mesma e entender a humanidade.

Zak Ebrahim: Sou filho de um terrorista. Veja como escolhi a paz

Se você for criado em dogma e ódio, será que consegue escolher um caminho diferente? Zak Ebrahim tinha só sete anos quando seu pai ajudou a planejar o bombardeamento do World Trade Center em 1993. Sua história é chocante, poderosa e enfim, inspiradora.

Lesley Hazleton: A dúvida essencial para a fé

Quando Lesley Hazleton estava escrevendo a biografia de Maomé, ela ficou intrigada com algo: Na noite em que ele recebeu a revelação do Corão, de acordo com as narrações, as suas primeiras reações foram dúvida, temor, e até mesmo medo. E mesmo assim essa experiência se tornou o alicerce de sua crença. Hazleton sugere uma nova apreciação da dúvida e do questionamento como bases da fé – e o fim de todos os tipos de fundamentalismo.

Tony Porter: Um chamado dos homens

Tony Porter faz um pedido aos homens: Não “aja como um homen.” Contando histórias poderosas de sua própria vida, ele mostra como essa mentalidade, ensinada a muitos homens e garotos, pode levar ao desrespeito e abuso contra mulheres e contra uns aos outros. Sua solução: Se libertar da “caixa de macho.”

Leymah Gbowee: Liberem a inteligência, a paixão, a grandeza das meninas

A ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Leymah Gbowee, tem duas histórias impactantes para contar – da transformação de sua própria vida e do potencial inexplorado de meninas ao redor do mundo. Podemos transformar o mundo liberando a grandeza das meninas?

Afra Raymond: Três mitos a respeito da corrupção

Trinidad e Tobago acumulou grande riqueza nos anos 70, graças ao petróleo. Mas em 1982, um fato chocante foi descoberto — que 2 de cada 3 dólares destinados ao desenvolvimento tinham sido desperdiçados ou roubados. Isso tem atormentado Afra Raymond por 30 anos. Acendendo uma lanterna sobre uma longa história de corrupção no governo, Raymond nos apresenta uma redefinição de crime financeiro.

Ken Robinson: As escolas acabam com a criatividade?

Sir Ken Robinson defende de maneira divertida e profunda a criação de um sistema educacional que estimula (em vez de enfraquecer) a criatividade.

Michael Sandel: Por que não deveríamos confiar nossa vida cívica aos mercados

Nos últimos 30 anos, diz Michael Sandel, os Estados Unidos passaram de uma economia de mercado a uma sociedade de mercado; pode-se dizer que uma experiência americana de vida cívica compartilhada depende de quanto dinheiro se tem. (Três exemplos fundamentais: acesso à educação, acesso à justiça e influência política.) Em uma palestra e em um debate com a participação da plateia, Sandel nos convida a pensar francamente sobre esta questão: em nossa democracia atual, há coisas demais à venda?

Melvin Russell: Amo ser policial, mas precisamos de uma reforma

Investimos tanto nos departamentos de polícia como protetores que esquecemos o que significa servir às nossas comunidades, é o que diz o policial Tenente Coronel Melvin Russell, da Polícia de Baltimore. Isso levou à frieza e insensibilidade, e desumanizou a força policial. Após assumir o comando de um dos distritos mais problemáticos de Baltimore, Russell instituiu uma série de reformas objetivando recuperar a confiança da comunidade e diminuir os índices de crime. “O cumprimento da lei está em crise”, ele diz, “Mas não é tarde para todos nós reconstruirmos nossas cidades e nossa nação para serem grandiosas.”

Sam Berns: Minha filosofia para uma vida feliz

Sam Berns é um estudante da Foxboro High School de Massachusetts, onde ele alcançou as mais altas honras e atualmente é líder de seção da percussão na banda do segundo grau. Sam foi diagnosticado com progeria, uma doença rara de envelhecimento rápido, com dois anos de idade. Ele é destaque no documentário De acordo com Sam , que fará sua estréia na HBO em 21 de Outubro de 2013.

CIÊNCIA

David Christian: A história do nosso mundo em 18 minutos

Munido com ilustrações impressionantes, David Christian, narra a completa história do universo, do Big Bang à internet, em 18 fascinantes minutos. Esta é a “Grande História”: uma esclarecedora e ampla visão sobre a complexidade, a vida e a humanidade, em contra-ponto à nossa exígüa existência na linha de tempo cósmica.

Michael Specter: O perigo da negação da ciência

Campanhas autistas contra vacinação, proibições de “alimentos Frankenstein”, a mania das curas por ervas: tudo isso indica o crescente medo do público (e muitas vezes rejeição completa) da ciência e da razão, diz Michael Specter. Ele alerta que essa tendência é uma ameaça desastrosa para o progresso humano.

James Randi: Homeopatia, charlatanismo e fraudes

Legendário cético James Randi toma uma dose fatal de comprimidos homeopáticos para dormir no palco, dando início à 18 minutos de fortes críticas e acusações às crenças irracionais. Ele ainda lança um desafio aos médiuns ao redor do mundo: Prove que o que faz é real, e eu lhe darei um milhão de dólares. (Nenhum vencedor até o momento.)

Frans de Waal: Comportamento moral em animais

Empatia, cooperação, justiça e reciprocidade — se importar com o bem estar de outros parece ser uma característica muito humana. Mas Frans de Waals nos mostra vídeos surpreendentes de testes comportamentais, sobre primatas e outros mamíferos, que demonstram quantas características morais compartilhamos.

Suzana Herculano-Houzel: O que o cérebro humano tem de tão especial?

O cérebro humano é um enigma… ele é curiosamente grande em relação ao tamanho de nosso corpo, consome uma quantidade imensa de energia para o seu peso e tem o córtex cerebral bizarramente denso. Mas: por quê? A neurocientista Suzana Herculano-Houzel põe seu chapéu de detetive e nos conduz por esse mistério. Ao fazer “sopa de cérebro”, ela chega a uma conclusão surpreendente.

Richard Dawkins: Por que o nosso universo parece tão estranho?

O biólogo Richard Dawkins defende o “pensamento do improvável” ao observar que a perspectiva humana limita nossa percepção do universo.

Sam Harris: A ciência pode responder questões morais

Questões sobre o bem e o mal, o certo e o errado são geralmente aceitas como irrespondíveis pela ciência. Mas Sam Harris argumenta que a ciência pode – e deve – ser uma autoridade em questões morais, dar forma aos valores humanos e determinar o que constitui uma vida boa.

Dan Ariely: Temos controle sobre nossas decisões?

O economista comportamental Dan Ariely, autor de “Predictably Irrational”, usa ilusões visuais clássicas e os resultados contraintuitivos (e certas vezes chocantes) de sua pesquisa para mostrar como não somos tão racionais como acreditamos ser quando tomamos decisões.

Harry Cliff: Teremos chegado ao fim da física?

Por que existe algo em vez de nada? Por que tanta coisa interessante existe no universo? O físico de partículas Harry Cliff trabalha no Grande Colisor de Hádrons do CERN, e ele tem algumas notícias potencialmente más para as pessoas que procuram respostas para estas perguntas. Apesar dos melhores esforços dos cientistas (e com a ajuda da maior máquina do planeta), talvez nunca seremos capazes de explicar todas as características estranhas da natureza. Será o fim da física? Saiba mais nesta fascinante palestra sobre as últimas pesquisas da estrutura secreta do universo.

COMUNICAÇÃO

Julian Treasure: Como falar de forma que as pessoas queiram ouvir

Você já se sentiu como se, ao falar, ninguém ouvisse? Julian Treasure está aqui para ajudar. Nessa palestra bastante útil, o especialista em sons demonstra como falar poderosamente; desde exercícios vocais até dicas de como falar com empatia. Uma palestra que pode ajudar o mundo a soar mais bonito.

Celeste Headlee: 10 formas de ter uma conversação melhor

Quando o trabalho depende de quão bem você falar com as pessoas, você aprende muito sobre como ter conversas – e também que a maioria de nós não conversa muito bem. Celeste Headlee trabalhou como apresentador de rádio ao longo de décadas, e ela sabe os ingredientes para uma grande conversa: Honestidade, concisão, clareza e uma boa quantidade de escuta. Nesta palestra esclarecedora, ela compartilha 10 regras úteis para ter conversas melhores.

Chris Lonsdale: Como aprender qualquer idioma em 6 meses

Chris Lonsdale é Diretor da Chris Lonsdale & Associates, uma empresa estabelecida para catalisar o desempenho avanço de indivíduos e as equipes senior. Além disso, ele também desenvolveu uma abordagem única e integrada para a aprendizagem que dá às pessoas os meios para adquirir um idioma ou o conhecimento técnico complexo em curtos períodos de tempo.

Benny Lewis: Hackeando a aprendizagem de línguas

“Algumas pessoas simplesmente não têm o gene aprendizagem de línguas”, o monoglota Benny Lewis se dispõe a para provar que esta afirmação é falsa e mostra outros maus hábitos que não nos ajudam a aprender outros idiomas.

Scott Dinsmore: Como encontrar e trabalhar com o que você ama

A missão de Scott Dinsmore é mudar o mundo ajudando as pessoas a encontrar o que excita -los e construir uma carreira em torno do trabalho só eles são capazes de fazer .Ele é um estrategista de mudança de carreira, cuja experiência desmoralizante em um trabalho lançou sua busca para entender por que 80% dos adultos odeiam o trabalho que eles fazem, e mais importante, para identificar o que os outros 20% estavam a fazer de forma diferente. Ele então ensina três práticas surpreendentemente simples para encontrar e fazer o trabalho que você ama.

EMPREENDEDORISMO

Angela Lee Duckworth: A chave para o sucesso? A determinação

Deixando um cargo de alto nível na área de consultoria, Angela Lee Duckworth tornou-se professora de matemática de alunos do sétimo ano, em escolas públicas da cidade de Nova Iorque. Ela imediatamente percebeu que o Q.I. não era a única coisa que separava alunos bem sucedidos de alunos com dificuldades. Aqui, ela explica sua teoria da “determinação” como indicador de sucesso.

Richard St. John: Os 8 segredos para o sucesso

Por que as pessoas obtém sucesso? Por serem espertas? Por sorte? Não. O analista Richard Saint John condensa anos de entrevistas em uma imperdível apresentação de três minutos sobre os verdadeiros segredos do sucesso.

John Wooden: Sobre a diferença entre vencer e o sucesso

Com uma profunda simplicidade, o treinador John Wooden redefine o sucesso e nos incita a buscar o melhor dentro de cada um de nós. Neste discurso inspirador, ele compartilha o conselho que deu aos seus jogadores na UCLA, cita poesia e lembra da sabedoria de seu pai.


Tem alguma sugestão de palestra no TED talks? Deixa aí nos comentários!

What's Your Reaction?

Bravo Bravo
0
Bravo
Buguei Buguei
0
Buguei
Chorei Chorei
0
Chorei
Own Own
0
Own
Aff Aff
0
Aff
Odiei Odiei
0
Odiei
Gorfei Gorfei
0
Gorfei
Eita Eita
0
Eita
Amei Amei
1
Amei
Ri alto Ri alto
0
Ri alto
Nerdão Nerdão
0
Nerdão
Gostei Gostei
0
Gostei
Medo Medo
0
Medo
Foda Foda
0
Foda
Que? Que?
0
Que?
Sexy Sexy
0
Sexy
Tédio Tédio
0
Tédio
Nem ligo Nem ligo
0
Nem ligo

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Gif
GIF format