BONS DIVULGADORES E JORNALISTAS CIENTÍFICOS BRASILEIROS


Certamente o mundo de hoje ainda é assombrado pelos demônios e também pelas fadas, duendes, sereias, conspirações, hoaxes, ocultismos, horóscopos, homeopatia e desinformação em geral sobre ciência. Enquanto há um mar de páginas com fatos curiosos sem averiguação e informações sem fontes são poucos os veículos de informação com jornalistas científicos que não produzem artigos caça cliques com matérias duvidosas, sem fonte e com pseudociência sendo julgada como ciência. Para colaborar um pouco com a divulgação do conhecimento reunimos aqui alguns nomes do bom jornalismo e divulgação científica feita no Brasil. Confira:

Carlos Orsi Martinho

Jornalista especializado em divulgação da Ciência, escritor de ficção científica e autor de diversos livros e artigos de não-ficção sobre ciência e história.

Reinaldo José Lopes

É jornalista de ciência nascido e criado em São Carlos (SP), hoje colabora com a Folha de sua cidade natal, depois de passar quase três anos como editor de “Ciência+Saúde” na capital paulista. É formado em jornalismo pela USP e mestre e doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela mesma universidade, com trabalhos sobre a obra de J.R.R. Tolkien. Sobre evolução, já escreveu o livro “Além de Darwin” (editora Globo) e tem planos de escrever vários outros. É ainda autor dos livros “Os 11 Maiores Mistérios do Universo” e “Deus: Como Ele Nasceu” (ambos pela editora Abril). É católico, são-paulino, casado e pai de um menino e uma menina.

Salvador Nogueira

É jornalista de ciência e autor de 11 livros, dentre os quais “Extraterrestres”, “Rumo ao Infinito”, “Conexão Wright-Santos-Dumont” e dois volumes da Coleção Explorando o Ensino (MEC), sobre astronomia e astronáutica.

É sócio-fundador da Associação Aeroespacial Brasileira e ainda espera que o Brasil leve algo ao espaço com veículo lançador próprio. Enquanto isso, torce para que a humanidade volte à Lua e faça uma visita a Marte durante seu tempo de vida.

Herton Escobar

É repórter do jornal O Estado de S. Paulo desde 2000, especializado em jornalismo científico e ambiental.

Giovana Girardi

É repórter de ambiente do caderno Metrópole. Escreve sobre o assunto e também sobre ciência há mais de 12 anos. Já trabalhou em revista, internet, jornal, e sempre que pode deixa a redação para ver gente, bicho e se enfiar no meio do mato para fazer matéria.

Wilson da Costa Bueno

Tem mestrado e doutorado em Comunicação pela USP e especialização em Comunicação Rural (USP/Ministério da Agricultura). É professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP – Universidade Metodista de São Paulo (mestrado e doutorado) e ex-professor de Jornalismo (Jornalismo Científico, Jornalismo e Saúde, Jornalismo em Agribusiness e Meio Ambiente) da Escola de Comunicações e Artes da USP. Já orientou mais de uma centena de dissertações de mestrado e teses de doutorado em Comunicação nas áreas de Comunicação Empresarial, Jornalismo Científico, Comunicação Rural e Comunicação e Meio Ambiente. Foi editor de revistas técnicas e científicas, é editor de vários sites temáticos em Comunicação/ Jornalismo , nas áreas de Comunicação Empresarial, Comunicação em Agribusiness e Meio Ambiente, Jornalismo Científico e Comunicação para a Saúde. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação Empresarial no Brasil: uma leitura crítica, vinculado à UMESP e cadastrado no CNPq. É coordenador também do curso de Comunicação Empresarial (Lato sensu) da UMESP. Ex- presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC), coordena e participa ativamente de grupos de discussão nas áreas de Jornalismo Científico, Comunicação Empresarial e Jornalismo Ambiental. Foi o primeiro doutor em Jornalismo Científico do Brasil. Tem diversos livros publicados.

Luisa Medeiros Massarani

Graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (1998), doutorado na Área de Gestão, Educação e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), fez doutorado-sanduíche com bolsa da Capes no Department of Science and Technology Studies da University College London, pós-doutorado na University College London (2013). Realiza atividades práticas e de pesquisa em Divulgação Científica, área em que atua desde 1987. Trabalha na Fundação Oswaldo Cruz, no Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida. É Honorary Research Associate do Department of Science and Technology Studies da University College London. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Ciência, Comunicação & Sociedade. Publicou cerca de 70 artigos científicos em Public Communication for Science and Technology, em journals científicos. É membro do Comitê Científico da PCST Network, a rede internacional para Public Communication for Science and Technology. É coordenadora de SciDev.Net (www.scidev.net) para América Latina e Caribe. É Diretora Executiva da Red Pop-UNESCO, a rede de popularização da ciência e da tecnologia para a América Latina e o Caribe. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C – CA DC – Divulgação Científica. Cientista do Nosso Estado. Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2014 (categoria integração, como líder do grupo). Atua principalmente nos seguintes temas: aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica; ciência na mídia; percepção pública da ciência.

Carlos Alberto Vogt

É graduado em letras pela Universidade de São Paulo, mestre em Letras Modernas, pela Universidade de Franche-Comté (Besançon, França), e doutor em Ciências Sociais, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Desde 1995, Vogt é coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo [4] – um centro de referência, no país e na América Latina, para a formação e para os estudos em divulgação científica e cultural, oferecendo cursos de pós-graduação em jornalismo científico e cultural e desenvolvendo pesquisas acerca da percepção pública da ciência, em particular com o desenvolvimento da teoria da espiral da cultura científica, sobre a dinâmica das relações entre ciência e cultura. Em 2005, Carlos Vogt recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico[5], da Presidência da República e o título de doutor honoris causa[6] da Escola Normal Superior de Lyon, na França. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2001 a 2005. É diretor de redação da revista de divulgação científica ComCiência[7] e foi editor-chefe da Ciência e Cultura, entre 2002 e 2007 (ambas publicações da SBPC), e da revista Inovação Uniemp, de 2006 a 2007.

Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista, formado pela USP. Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. É um divulgador científico bastante conhecido e tem muitos livros publicados na área médica.

Julio Abramczyk

Médico formado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp, faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Catarina, onde foi diretor-clínico. Jornalista na área da saúde.

Douglas Rodrigues

Graduando em Ciências Biológicas (2015) e em Filosofia (2014) pela Universidade de Franca (UNIFRAN); estágio de iniciação científica em Astrobiologia (2016) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP); estudante-pesquisador em Psicologia Social (2016) pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP); estudante das disciplinas de Filosofia da Física (2016) e Filosofia da Mecânica Quântica de pós-graduação (2016) pela Universidade de São Paulo (USP); experiência na área de Divulgação Científica com enfoque em Ciências Planetárias (Astronomia e Astrobiologia) e em Ciências Cognitivas (Neurociência e Psicologia); fundador da Organização Universo Racionalista (UR); colaborador do Instituto Ética, Racionalidade e Futuro da Humanidade (IERFH); membro-estudante da Rede Brasileira de Astrobiologia (RBA).

Marcelo Gleiser

É um físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista. Conhecido nos Estados Unidos por seus lecionamentos e pesquisas científicas, no Brasil é mais popular por suas colunas de divulgação científica na Folha de S.Paulo

Estevão “Slow” Olichon

A frente do Canal do Slow ele condensa fatos históricos e mostra notícias relevantes sobre ciência.

Davi Simões

É dono do canal Primata Falante e faz vídeos fundamentalmente de divulgação científica, ceticismo e física.

Atila Iamarino

É biólogo, formado pela Universidade de São Paulo. Fez doutorado em Microbiologia na Universidade de São Paulo. Deu aulas de biologia para Cursos Pré-Vestibular durante anos, edita o blog Rainha Vermelha e é o conteudista do canal Nerdologia. Foi um dos fundadores da rede science blogs.

Rafael Soares

É o atual líder da Science Blogs. Biólogo, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez doutorado em Biotecnologia e pós-doutorado em neurociências na Universidade de São Paulo. É sócio da NuminaLabs e edita o blog RNA Mensageiro.

Paulo Nascimento “Pirula”

Biólogo pela Universidade Prebisteriana Mackenzie apresenta seu canal onde fala de biologia, ciência, educação e política.

Ernesto von Rückert

É matemático (UNIPAC/UFV), físico e cosmologista (CBPF), professor universitário aposentado (física quântica, relatividade, eletromagnetismo, mecânica clássica, métodos matemáticos).

Bernardo Esteves

Escreve a coluna Questões de Ciência na revista e blog online Piauí.


Conhece mais alguém empenhado com a divulgação e jornalismo científico de qualidade? Sugira nos comentários para que possamos aumentar a lista!


Acompanhe também os melhores sites de divulgação científica:

Revista Pesquisa FAPESP

Science Blogs Brasil / Science Blogs

Com Ciência

AAAS (American Association for the Advancement of Science)

Jornal da Ciência (da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência)

Scidev

Science Friday

Materia

What's Your Reaction?

Bravo Bravo
0
Bravo
Buguei Buguei
1
Buguei
Chorei Chorei
0
Chorei
Own Own
0
Own
Aff Aff
0
Aff
Odiei Odiei
0
Odiei
Gorfei Gorfei
0
Gorfei
Eita Eita
0
Eita
Amei Amei
4
Amei
Ri alto Ri alto
0
Ri alto
Nerdão Nerdão
3
Nerdão
Gostei Gostei
6
Gostei
Medo Medo
1
Medo
Foda Foda
0
Foda
Que? Que?
0
Que?
Sexy Sexy
0
Sexy
Tédio Tédio
0
Tédio
Nem ligo Nem ligo
0
Nem ligo

Comments 0

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Gif
GIF format