Lista atualizada em 02/05/2019

A morte é um fenômeno comum. Mas a preciosidade da vida nos faz ter um intenso apego a existência, por conta disto ao presenciarmos uma perda podemos cair numa profunda dor e tristeza. Precisamos então ressignificar a existência a partir de um acontecimento como este, mas esta não é esta uma tarefa fácil. Se você já perdeu alguém importante ou conhece alguém que sofreu uma perda confira os sites que estão nesta lista, eles podem ajudar a superar este momento delicado.

Vamos falar sobre o luto?

 
Esse projeto é um convite para quebrar o tabu. Um canal de inspiração e de informação para quem vive o luto e para quem deseja ajudar. Ele é realizado de forma voluntária, por pessoas que viveram o luto, e não envolve atendimento presencial ou digital. O que fazemos é oferecer conteúdo, ferramentas, caminhos, um pouco de luz e outro tanto de amor.

Perdas e Luto

 
Discussões acerca do Morrer, do Luto e das Perdas. Neste blog você encontrará publicações, artigos e entrevistas sobre Luto e Perdas. Assim como, informações sobre as áreas de atuação e especialização do autor.

Laços e Lutos

 
Psicóloga especialista em luto, Teresa Vera de Sousa, traz neste blog histórias de luto, conversas sobre dores, separações, lutos e ressignificações, para ajudar a superar a dor.

Sobre Viver

 
Este blog reúne diversos textos de apoio ao luto e pretende ensinar como renascer após perdas irreparáveis.

Maternidade Interrompida

 
Neste blog você encontrará textos com o objetivo de promover apoio as mães, pais e familiares que estão vivenciando a perda e o luto gestacional.

Grupo Casulo

 
Casulo – Associação Brasileira de Apoio ao Luto – é uma organização da sociedade civil, laica e sem fins lucrativos, criada para apoiar pessoas enlutadas. Neste blog você irá encontrar diversos textos para reconfortar a alma.

Silêncio da Luz

 
Silêncio da Luz foi criado em memória da filha dos autores, Luiza, que era um bebê natimorto. O projeto veio para apoiar quem está passando por uma situação semelhante, de luto por conta de morte neonatal.

Luto Pela Vida

 
O Projeto Luto pela Vida, vem através da terapia de luto individual ou em grupo proporcionar um espaço para elaboração de perdas. Embora o nome seja de fato alusão a palavra luto que vem do latim, lutum que significa: tristeza, lástima, dor. A proposta do “Luto pela Vida”, é pensar também no poder deste verbo, pois é lutando que transformamos a vivência do luto em elaboração e volta à melhor qualidade de vida, apesar das perdas.

4 Estações

 
4 Estações é um Instituto de Psicologia que faz um importante trabalho de prevenção, educação e tratamento em situações de perdas, luto e outros momentos de transformações da vida. No site você encontrará notícias, cursos e publicações diversas sobre o tema.

Temos que falar sobre isso

 
Temos que falar sobre isso é uma ONG e plataforma de relatos anônimos para dar voz a mulheres e mães que passaram pelas mais diversas situações: depressão pós-parto, transtornos ligados à saúde mental na maternidade e no período perinatal (desde a concepção até o primeiro ano do bebê), dificuldades durante a gravidez, sofrimento psíquico intenso, violência e abuso, desigualdade de gênero, problemas com amamentação, perda gestacional e neonatal, partos traumáticos, prematuridade extrema, gravidez de alto risco, processo de adoção, violência obstétrica e pediátrica, luto, entre outros.

Sabe de mais algum site ou blog que produz ou coleta material para ajudar quem está de luto? Diga nos comentários para agregarmos a lista.