Lista atualizada em 02/05/2019
O movimento LGBTQ tem crescido ao redor do mundo e com isso vem conquistando mais espaço na mídia e nas artes. Fizemos uma lista com alguns destaques brasileiros na música, contestados ou idolatrados, para você ouvir!
Liniker e os Caramelows Liniker e os Caramelows
Triz
Triz se diz uma transgênero não binário e lançou o primeiro clipe da sua carreira agora em 2017, da música Elevação Mental. A gente pode esperar coisa boa, do rap ao reggae, vindo por aí.
Cazuza
Cazuza foi um cantor, compositor, poeta e letrista brasileiro. Primeiramente conhecido como vocalista e principal letrista da banda Barão Vermelho, na qual fez bem sucedida parceria com Roberto Frejat, Cazuza posteriormente seguiu carreira solo, sendo aclamado pela crítica como um dos principais poetas da música brasileira. Cazuza também ficou conhecido por ser rebelde, boêmio e polêmico, tendo declarado em entrevistas que era bissexual. Em outubro de 2008 a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Cazuza na 34ª posição.
Gloria Groove
Gloria Groove é uma drag queen que ganhou notoriedade na mídia no inicio de 2016 com o videoclipe da sua música, Dona. Com a repercussão, embarcou na turnê Dona Tour, que passou por vários estados do Brasil. Chegou a abrir os shows de drag queens de renome internacional, tais como Sharon Needles e Adore Delano. Em 3 de fevereiro de 2017, Gloria lançou seu álbum de estreia, intitulado O Proceder. As letras são, em sua maioria, retratos de sua vida como gay e drag queen de periferia, trazendo um ponto de vista mais pessoal e contundente.
Rico Dalasam
Rico Dalasam desafia a noção de normalidade na música e nas questões de gênero, inaugurando a cena queer rap do Brasil. Hoje, aos 25 anos de idade, após já ter trabalhado como cabelereiro e editor de moda, ingressou no rap nacional, tornando-se uma das principais apostas da música nacional contemporânea.
Banda Uó
Banda Uó é uma banda brasileira de pop tecnobrega formada em Goiânia. A banda teve seu primeiro destaque na internet, com a versão cover da canção “Whip My Hair” da cantora americana Willow Smith, intitulada “Shake de Amor”.
Pablo Vittar
Pabllo Vittar é um cantor, compositor e drag queen. Sua primeira aparição na TV aconteceu em 2014 no programa “Carona” através da TV Integração, cantando “I Have Nothing” de Whitney Houston. Mais tarde em 2015 Vittar começou a ganhar atenção nas redes sociais após o lançamento do vídeo-clipe de “Open Bar”, releitura de “Lean On” de Major Lazer em parceria com MØ. Em 2017, Vittar conseguiu maior reconhecimento ao lançar seu álbum de estreia Vai Passar Mal, no qual gerou os singles “Todo Dia” e “K.O.”, além de sua participação na canção Sua Cara de Major Lazer em colaboração com Anitta.
Ney Matogrosso
Ex-integrante dos Secos & Molhados (1973-1974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo com o disco Água do Céu – Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes. É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo primeiro maior artista brasileiro de todos os tempos. Ney Matogrosso também é conhecido por suas performances ao vivo. Atribuem a sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico desde os anos 70 uma certa mudança de conceitos sobre o comportamento masculino apropriado no Brasil.
Aretuza Lovi
Johnny Hooker
Johnny Hooker traz o seu amor de volta (ou tira ele para sempre de sua vida). Ganhador na categoria Melhor Cantor no Prêmio da Música Brasileira 2015. Suas músicas são conhecidas por dar vida a trilhas sonoras, como “Volta” (trilha do filme Tatuagem), “Amor Marginal” (trilha da novela Babilônia) e “Alma Sebosa” (Trilha da novela Geração Brasil, na qual Johnny interpretou o personagem Thales Salgado). Seu primeiro disco solo, o aclamado “Eu Vou Fazer uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!” alcançou o 1º lugar na plataforma de streaming Deezer e foi também nº1 no chart MPB do iTunes Brasil.
Mc Linn da Quebrada
Jaloo
Lia Clark
Lineker
Caio Prado
Caio Prado é cantor e compositor do Rio de Janeiro que faz poesias suaves ao som do violão.
MC Xuxú
Mc Xuxu é uma MC trans moradora da periferia de Juiz de Fora. Seu primeiro hit foi a música Um Beijo.
As Bahias e a Cozinha Mineira
As Bahias, apelido de Raquel Virgínia e Assucena Assucena, se juntaram ao mineiro Rafael Acerbi e fizeram um tributo a Amy Winehouse e depois formaram a banda As Bahias e a Cozinha Mineira, grupo de MPB com elementos da tropicália.
Mulher Pepita
Mulher Pepita é uma cantora, compositora e produtora de funk que começou a promover seu material em casas noturnas desde 2013, mas foi só em 2014 ela recebeu o sucesso com o lançamento de “Tô a Procura de um Homem”, seu maior hit, e “Negão”. Em Julho de 2015 lançou seu primeiro EP, intitulado “Grandona pra Caralho”.
Faltou alguém de sucesso na lista? Deixa aí nos comentários!