A única maneira civilizada de dar um soco na cara ou de torturar pessoas é nos videogames. Os jogos de luta, que permitem fazer isso, formam um gênero consagrado pelo tempo e fazem parte da cultura popular. Eles exigem reflexo e coordenação motora dos jogadores e geram duelos impressionantes.

Jogos das populares franquias Mortal Kombat, Street Fighter, The King of Fighets, Tekken, Super Smash Bros dominam o gênero, mas há outros jogos surpreendentes que fizeram história e despertam muita nostalgia. Nesta lista selecionamos aqueles que são aclamados pelo público e/ou pela crítica ao longo dos anos.

A seleção foi baseada em premiações como Game Critic Awards e Golden Joystick Awards, além de sites especializados em games como o metacritic, steam e o site de listas com votação popular ranker. Os jogos estão listados por ordem de lançamento.

Confira os melhores e mais importantes jogos de luta da história! Se faltar algum jogo que merecia estar aqui, deixa ele nos comentários.

Fatal Fury: King of Fighters (1991)

Fatal Fury: King of Fighters foi lançado para arcade (fliperamas) pela SNK e serviu como o jogo inaugural em sua série Fatal Fury, bem como o primeiro jogo a retratar o fictício torneio “King of Fighters”. Considerado um dos precursores dos jogos de luta, deu origem ao sistema de batalha em dois planos e tinha como personagens jogáveis apenas os protagonistas Terry Bogard, Andy Bogard e Joe Higashi. Muitos personagens de Fatal Fury continuam presentes em ouras séries de jogos de luta como The King of Fighters, também da SNK.

Street Fighter II: The World Warrior (1992)

Street Fighter II foi desenvolvido pela Capcom e originalmente lançado para sistemas de arcade em 1991. O jogo melhorou muitos dos conceitos introduzidos no primeiro jogo, incluindo o uso de movimentos especiais baseados em comando e uma configuração de seis botões, ao mesmo tempo em que oferece aos jogadores uma seleção mais ampla de personagens jogáveis, cada um com seu próprio estilo de luta, e introduzindo o sistema combo. Street Fighter II tornou-se o título mais vendido desde a era de ouro dos jogos de arcade. Em 1993, dois anos após seu lançamento, as vendas foram mais de US $ 1,5 bilhão em receita bruta, e em 1994, o jogo tinha sido jogado por mais de 25 milhões de pessoas nos Estados Unidos.

Mortal Kombat (1992)

Mortal Kombat é o primeiro título da série de jogos de luta de mesmo nome, desenvolvido e publicado pela Midway Games. O jogo introduziu muitos aspectos-chave da série Mortal Kombat, incluindo o esquema de controle único de cinco botões e movimentos de finalização sangrentos chamados “fatalities”. O jogo centra-se na jornada do monge Liu Kang para salvar a Terra do mal do feiticeiro Shang Tsung, terminando com seu confronto no torneio conhecido como Mortal Kombat. Mortal Kombat tornou-se um jogo mais vendido e continua sendo um dos jogos de luta mais populares da história do gênero, gerando inúmeras sequências e spin-offs ao longo dos anos e décadas seguintes.

Mortal Kombat II (1993)

Mortal Kombat II foi o segundo jogo da série Mortal Kombat, melhorando a jogabilidade e expandindo os mitos do Mortal Kombat original. O jogo introduziu movimentos finais mais variados (incluindo várias Fatalidades por personagem e novas finalizações, como Babality e Friendship) além de vários personagens icônicos como Kitana, Mileena, Kung Lao, Noob Saibot e o vilão Shao Kahn. A trama do jogo continua desde o primeiro jogo, com o próximo torneio Mortal Kombat ambientado no reino Outworld.

Virtua Fighter (1993)

Virtua Fighter é o primeio jogo da Série Virtua Fighter. Criado pelos designers Yu Suzuki e Seiichi Ishii. Ele é reconhecido por por ser o primeiro jogo de luta em 3D lançado. No modo single-player do jogo, o jogador enfrenta todos os oito personagens.

Killer Instinct (1994)

Killer Instinct é um jogo de luta para arcade desenvolvido pela Rare e publicado pela Midway. O jogo apresenta cenários renderizados com uma sensação 3D e conta com 11 personagens jogáveis (sendo um deles secreto) e uma fase para cada personagem. A história baseada em uma num torneio chamado “Killer Instinct” organizado por uma megacorporação chamada Ultratech, que testa armas e criaturas.

Tekken 3 (1997)

Tekken 3 é o terceiro jogo da série Tekken. Inicialmente desenvolvido para Arcades, foi levado ao Playstation e para Windows, onde se tornou um dos maiores sucessos do console, considerado por muitos o melhor game de luta para a plataforma.

The King of Fighters ’98 (1998)

The King of Fighters ’98 foi ançado pela SNK arcade e consoles domésticos. É o quinto jogo da série TKoF e foi anunciado pela SNK como uma “edição especial” da série, pois contou com a maioria dos personagens que apareceram nos jogos anteriores. Reúne 38 lutadores, que estiveram presentes nos quatro jogos iniciais, os quais dividem-se em trios e lutam entre si para decidir qual time enfrentará o primeiro chefe da história da série, Rugal Bernstein.

SoulCalibur (1998)

SoulCalibur a segunda franquia da série de jogos de luta Soul Edge, para PlayStation, desenvolvidos e produzidos pela softhouse japonesa Namco. Aborda uma história transcendental, envolvendo homens, almas e guerreiros e focaliza-se na Eurásia, abordando desde o Japão até Portugal (Apesar do local mais Oeste que se joga ser na Espanha).

Super Smash Bros. (1999)

Super Smash Bros foi desenvolvido pela HAL Laboratory e publicado pela Nintendo para o Nintendo 64. Nele o jogador tem como objetivo jogar os adversários para fora da arena, em qualquer uma das 4 direções possíveis: cima, baixo, direita e esquerda. O dano de cada jogador, representado com porcentagens, é mostrado na interface. Quanto mais alto for o nível de dano, mais distância um mesmo golpe irá provocar, até fazer com que o personagem seja colocado de fora da tela, perdendo uma vida. O jogo difere da maioria dos jogos de luta tradicionais, que representam a energia dos jogadores em barras, e tem como objetivo subjugar o adversário. Cada personagem tem a sua própria arena (com exceção de Capitão Falcon e Ness), cada arena é semelhante a um lugar do jogo no qual o personagem é o protagonista. O jogo traz um crossover de personagens de diferentes jogos: Mario, Luigi, Donkey Kong Link, Samus Aran, Yoshi, Kirby, Fox McCloud Pikachu e Jigglypuff.

WWF No Mercy (2000)

WWF No Mercy é um game de luta livre lançado em 2000 pela THQ para o Nintendo 64 . É baseado na World Wrestling Federation (WWF) e recebe o nome do evento anual da empresa com o mesmo nome . Desenvolvido pela Asmik Ace Entertainment e AKI Corporation , No Mercy é o último de uma série de jogos de luta livre Nintendo 64 das empresas que começaram com WCW vs. nWo: World Tour. Nele você pode jogar com mais de 50 lutadores, além de poder criar o seu próprio, podendo atribuir um tipo físico, definir o estilo de luta e os golpes. Nos anos desde o seu lançamento, No Mercy foi considerado um dos melhores videogames de luta livre já feitos, bem como um dos títulos de destaque do Nintendo 64.

Virtua Fighter 4 (2001)

Virtua Fighter 4 é um jogo de luta da Sega, sendo o quarto jogo da série Virtua Fighter. O Virtua Fighter 4 introduziu um modo de treinamento abrangente. O modo consistia em uma enciclopédia de termos de jogos de luta, orientações completas da lista de comandos de personagens, dicas sobre toda a mecânica do jogo, combinações de caracteres recomendadas, opções alternativas para combos com falha, tempos de entrada de comando detalhados, câmera lenta para contagem e tempo de quadros e outros dicas de treinamento úteis.

Super Smash Bros. Melee (2001)

Super Smash Bros. Melee inclui todos os personagens jogáveis ​​do primeiro jogo e também adiciona personagens de franquias como Fire Emblem, dos quais nenhum jogo havia sido lançado fora do Japão na época. O sistema de jogo de combate corpo a corpo oferece uma abordagem pouco ortodoxa ao gênero dos jogos de luta. Super Smash Bros. Melee recebeu elogios da crítica, além de vários prêmios e reconhecimentos de várias publicações; agora é considerado um dos melhores videogames já feitos . Conseguiu fortes vendas após o seu lançamento, tornando -se o título mais vendido do GameCube.

SoulCalibur II (2002)

Soul Calibur 2 é um jogo eletrônico, de luta produzido pela Namco. Disponível para PS2, GameCube e Xbox. Este também é o 3º jogo da série SoulCalibur. Cada plataforma contou com um personagem exclusivo. Na versão de GameCube o jogo tinha Link, da série The Legend of Zelda, no PlayStation 2 o personagem é Heihachi, de Tekken. E no Xbox o personagem exclusivo é Spawn, diretamente das histórias em quadrinhos de Todd McFarlane. Basicamente é um jogo de luta muito bem feito e poligonal, mas não só punhos e chutes podem ser usados. O uso de armas brancas fazem toda diferença nesse fantástico jogo. O enredo do jogo gira em torno da arma lendária Soul Edge ter sido despedaçada, com diferentes personagens buscando coletar todas as peças para ganhar a posse da arma completa ou destruí-la de uma vez por todas.

Marvel vs. Capcom 2: New Age of Heroes (2003)

Marvel Vs. Capcom 2: New Age of Heroes (ou somente MvC II) é o segundo jogo da série de jogos de videogame Marvel Vs. Capcom, na qual seus personagens se enfrentam em lutas de times de três contra três, alternando entre eles, de acordo com o jogador. São 57 personagens no total, sendo que, mais da metade precisam ser liberados durante o game. Concentrando, praticamente, todos os personagens clássicos da série, ele acaba sendo um épico dos fliperamas no estilo Arcade de luta.

Naruto: Ultimate Ninja 3 (2005)

Naruto: Ultimate Ninja 3 é um jogo lançado exclusivamente para o PlayStation 2. O jogo contém 42 personagens jogáveis e cobre toda a história da primeira parte do mangá de Naruto. O jogador pode personalizar os jutsus, assim como no anterior Ultimate Ninja: 2, e pela primeira vez, Ultimate Jutsu personalizado. Quando dois jutsus com a mesma força se chocam, inicia uma disputa em que o jogador que mais pressionar um determinado botão vence sobre o jutsu adversário.

Street Fighter IV (2008)

Street Fighter IV é um jogo de luta feito pela Capcom da série Street Fighter. Street Fighter 4 conta com Personagens e cenários em 3D, mas a jogabilidade é a original em 2D, criando um efeito “2.5D”. Foi criado um novo sistema chamado “Focus Attack”, tendo como novidade também os golpes chamados de “Ultra Combos”. Ele tem o tradicional controle com seis botões.

Street Fighter X Tekken (2012)

Street Fighter X Tekken une as duas grandes franquias de jogos de luta. Embora os dois jogos de luta sejam bem distintos, em Street Fighter x Tekken existem várias adaptações. Os personagens de Tekken se adaptaram aos seis botões de Street Fighter, mas também podem jogar com o mesmo esquema de quatro botões visto em Tekken. O jogo é baseado no estilo 2.5D de Street Fighter IV e os personagens de Tekken podem até fazer os Ultra Combos vistos no jogo, mas sem perder a jogabilidade de Tekken. Street Fighter x Tekken tem o sistema Tag team, visto na série Marvel vs Capcom.

Mortal Kombat X (2015)

Mortal Kombat X é um videojogo de luta da série Mortal Kombat. Foi produzido pelo estúdio NetherRealm Studios e publicado pela Warner Bros. Home Entertainment. Realizado por Ed Boon, um dos criadores da série. É o décimo titulo principal da série. Ganhou diversos prémios de “Melhor Jogo de Luta”, incluindo os atribuídos pelo IGN, Game Informer, D.I.C.E. Awards e The Game Awards 2015.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 (2016)

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4, é o sexto jogo da série Ultimate Ninja Storm. É um jogo de luta, desenvolvido pelo CyberConect2 e publicado pela Namco-Bandai games para PC, PlayStation 4, e Xbox One baseado na franquia de anime e mangá Naruto. É a continuação do jogo Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3 e é o primeiro jogo de Naruto a marcar presença nos consoles da oitava geração. O jogo conta a história da reta final da trama do mangá, sendo assim, o último capítulo da série Storm.

Dragon Ball Xenoverse 2 (2016)

Dragon Ball Xenoverse 2 (oficialmente abreviado como Dragon Ball XV2) é um jogo de videogame do gênero de luta e de RPG; desenvolvido pela Dimps e publicado pela Bandai Namco Entertainment. Baseado na franquia Dragon Ball, é uma sequência de Dragon Ball Xenoverse. O jogo foi anunciado em 17 de maio de 2016 para PC, Xbox One e PlayStation 4 e conta com 70 personagens jogáveis (contando com DLC) e traz uma série de arenas de batalha 3D modelados a partir de locais memoráveis no universo de Dragon Ball.

Tekken 7 (2017)

Tekken 7 é o oitavo jogo da saga Tekken, sendo um jogo eletrônico de luta, desenvolvido e publicado pela Bandai Namco Entertainment, sendo o primeiro a utilizar o motor de jogo Unreal Engine 4. Lançado para Xbox One e PlayStation 4 e e tento compatibilidade com o PlayStation VR, o jogo marcou os vinte anos de Tekken.

Injustice 2 (2017)

Injustice 2 é um jogo de luta produzido pela NetherRealm Studios e publicado pela Warner Bros. Games. O game coloca os jogadores para controlar os heróis e vilões do universo DC Comics em combates uns com os outros. Assim como seu antecessor, possui o botão “marca do personagem” que ativa sua habilidade específica criada para diferenciar uns dos outros, além de um sistema de controle semelhante ao seu antecessor, tais como as transições e interatividade dos cenários, que também permanecem em Injustice 2.

Brawlhalla (2017)

Brawlhalla é um jogo de luta grátis desenvolvido pela Blue Mammoth Games para para diversas plataformas com cross-play completo em todas as plataformas. Na maioria dos modos de jogo de Brawlhalla , o objetivo é derrubar o oponente do palco, comparável ao Super Smash Bros, isso pode ser feito danificando-o repetidamente. O dano pode ser visto na tela colorida em torno do ícone do personagem do oponente, que passa de branco para vermelho e preto conforme o jogador continua sendo atingido.

Dragon Ball FigtherZ (2018)

Dragon Ball FighterZ é um jogo da franquia Dragon Ball, desenvolvido pela Arc System Works é publicado pela Bandai Namco Entertainment para diversas plataformas. A jogabilidade pega conceitos de vários outros jogos de luta, principalmente o esquema de controles do Marvel vs. Capcom com a mecânica da equipe, com três botões de ataque primários e um botão de ação exclusivo mais alguns outros. Os jogadores selecionam três personagens para formar uma equipe no estilo The King of Fighters.

Faltou algum jogo clássico de luta que deveria estar na lista? Deixa aí nos comentários!