Jogo de plataforma é um gênero onde o jogador controla um herói que tem uma missão. Na aventura o personagem precisa enfrentar inimigos, pular obstáculos e plataformas, além de coletar itens pelo caminho. As franquias mais conhecidas do gênero são Super Mario, Sonic, Crash Bandicoot, Donkey Kong e Megaman.

O gênero surgiu no início dos anos 80 e foram jogados por milhões de pessoas, por isso muitos se tornaram grandes clássicos e trazem muita nostalgia para os players.

Nesta lista separamos os melhores jogos de plataforma que já existiram. A seleção foi baseada em premiações como Game Critic Awards e Golden Joystick Awards, além de sites especializados em games como o metacritic, steam e o site de listas com votação popular ranker. Os jogos estão listados por ordem de lançamento. Se faltar algum jogo que merecia estar aqui, deixa ele nos comentários. Confira!

Donkey Kong (1981)

Donkey Kong é um jogo de arcade que foi o primeiro grande sucesso da Nintendona América do Norte. Ele marcou o início das franquias Mario e Donkey Kong e introduziu vários dos primeiros personagens, incluindo o próprio Mario (um carpinteiro em vez de um encanador), o Donkey Kong original (que, em jogos posteriores, se tornaria Cranky Kong, o atual avô de Donkey Kong e Lady (mais tarde renomeada Pauline). Foi o primeiro jogo que permitia aos jogadores pular sobre obstáculos e buracos, tornando-o o primeiro jogo verdadeiramente de plataforma. O jogo lançado para vários consoles e computadores da época, ajudando a definir a posição da Nintendo como um importante nome internacional para a indústria dos jogos eletrônicos.

Pitfall! (1982)

Pitfall é um jogo projetado por David Crane para o Atari 2600 e lançado pela Activision em 1982. O jogador controla Pitfall Harry e tem a tarefa de coletar todos os tesouros em uma selva dentro de 20 minutos, evitando obstáculos e perigos. Foi um dos jogos de maior sucesso para o Atari2600, com mais de 4 milhões de cópias vendidas. O jogo era bastante difícil pois as vidas eram limitadas e não se tinha os famos os checkpoints, ou seja, ao perder o jogador tinha que voltar do início.

Super Mario Bros. (1985)

Considerado um clássico, “Super Mario Bros.” foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês como side-scrolling. O jogo foi um dos mais vendidos de toda a história dos videogames. O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi um dos primeiros sucessos do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto. O jogador controla o principal protagonista da série, Mario. O objetivo do jogo é percorrer o Reino dos Cogumelos, sobreviver às forças do principal vilão, Bowser, e salvar a Princesa Peach (também conhecida como Princesa Cogumelo) e seu reino do domínio dos Koopa Troopas.

Alex Kidd in Miracle World (1986)

Alex Kidd in Miracle World foi o primeiro jogo da série Alex Kidd, lançado em 1986 para o console Sega Master System. Se tornou muito popular entre os jogos para Master System, sendo um dos motivos que o levaram a vir na memória do console. Jogo de plataforma em 2D, semelhante ao Super Mario Bros. da Nintendo. Acredita-se que Alex Kidd tenha sido criado para competir com o Super Mario Bros.. Apesar de ter sido considerado melhor que Mario por muitos críticos, não se tornou tão popular devido à baixa popularidade do console. Um aspecto distinto do jogo é o uso do jogo pedra, papel, tesoura (também conhecido como jaquempô) para derrotar alguns dos chefes, em vez da tradicional luta dos jogos de plataforma.

Castlevania (1986)

Castlevania é um jogo eletrônico desenvolvido e publicado pela Konami para o Famicom Disk System em 26 de setembro de 1986. Os jogadores controlam Simon Belmont, um caçador de vampiros que entrou em Castlevania para derrotar o vampiro Conde Drácula. O jogo é dividida em seis blocos de três estágios cada, totalizando 18 estágios. Simon pode se mover, pular, agachar, subir escadas, e usar um chicote mágico como sua principal arma de combate.

Metroid (1986)

Metroid é um jogo com cenário de ficção científica, inspirado nos filmes Alien e centrado na caçadora de recompensas Samus Aran. Ambientada no planeta Zebes, a história segue Samus enquanto ela tenta recuperar os organismos metroides parasitas que foram roubados pelos Piratas Espaciais, que planejam replicar os Metroids expondo-os a raios beta e depois usá-los como armas biológicas para destruir Samus e todos que se opõem a eles.

Super Mario Bros. 3 (1988)

Considerado um dos melhores jogos eletrônicos de sempre, Super Mario Bros. 3 mostrou tudo que o console da Nintendo podia oferecer – uma trilha sonora afinada, ótima jogabilidade, gráficos bonitos e cenários bem trabalhados. O resultado foi um grande sucesso comercial. Super Mario Bros. 3 vendeu quase 18 milhões de cópias no mundo todo, sendo considerado pelo Guinness Book o jogo individual (sem ser vendido junto com um console) mais vendido da história dos videogames.

Prince of Persia (1989)

Prince of Persia foi desenvolvido por Jordan Mechner. O jogo, à primeira vista repetitivo, é surpreendente pelos quebra-cabeças inteligentes e armadilhas mortais. Foi inovador o fato do protagonista e inimigos lutarem com espadas, ao contrário de armas de fogo ou raios, como outros jogos da época. O história parte quando o sultão está lutando uma guerra em uma terra estrangeira, seu vizir Jaffar, um feiticeiro, toma o poder. Seu único obstáculo ao trono é a filha do Sultão. Jaffar a tranca numa torre e ordena que ela, sob ameaça de execução, se torne sua esposa. O protagonista sem nome do jogo, a quem a princesa ama, é atirado para as masmorras do palácio. O jogador deve levá-lo para fora das masmorras e para a torre do palácio, derrotando Jaffar e libertando a princesa. Além de guardas, várias armadilhas e masmorras, o protagonista é ainda dificultada por seu próprio doppelgänger, uma aparição de seu próprio eu que é conjurado para fora de um espelho mágico.

Mega Man 2 (1989)

Mais popular que seu antecessor, o jogo desenvolvido pela Capcom para Nintendo, Mega Man II chamou rapidamente a atenção da comunidade gamística, tornando- se um dos jogos mais populares já lançados para a plataforma. A hisótia mostra que Dr. Light criou um robô-andróide chamado Mega Man, com a esperança de acabar com os planos do Dr. Willy de dominar o mundo novamente. Além de saltar e atirar, Mega Man possui a habilidade de aprender a usar as armas de seus inimigos, assim que os derrota. Dr. Willy também criava várias espécies de robôs em seu laboratório, e os espalhou em diversas regiões com o propósito de dominar o planeta Terra. Cabe a Mega Man a tarefa de encontrar portanto oito dos principais robôs do cientista malvado, além de capturar o próprio Dr. Willy dentro de seu castelo.

Super Mario World (1990)

Super Mario World é um jogo de plataforma de rolagem lateral de 1990 desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Super Nintendo Entertainment System (SNES). A história segue a busca de Mario para salvar a Princesa Toadstool e a Terra dos Dinossauros do antagonista da série Bowser e seus lacaios, os Koopalings. A jogabilidade é semelhante à dos jogos anteriores de Super Mario: os jogadores controlam Mario ou seu irmão Luigi através de uma série de níveis em que o objetivo é chegar ao mastro no final. Super Mario World apresentou Yoshi, um dinossauro que pode comer inimigos e ganhar habilidades comendo as conchas de Koopa Troopas. Super Mario World é frequentemente considerado um dos maiores videogames de todos os tempos. Vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o jogo SNES mais vendido.

Sonic the Hedgehog (1991)

Sonic the Hedgehog foi desenvolvido pela Sonic Team e publicado pela Sega para o console Sega Genesis. O jogo apresenta um ouriço antropomórfico chamado Sonic em uma busca para derrotar o Dr. Robotnik, um cientista que aprisionou animais em robôs e roubou as poderosas Esmeraldas do Caos. A jogabilidade envolve coletar anéis como uma forma de saúde, e um simples esquema de controle, com salto e ataque controlado por um único botão.

Sunset Riders (1991)

Sunset Riders é um jogo rolagem lateral desenvolvido e lançado pela Konami. O jogo de faroeste tem quatro caçadores de recompensas que percorrem o Velho Oeste dos Estados Unidos em busca dos mais terríveis foras-da-lei. No começo de cada fase, é mostrado ao jogador um cartaz com o nome do bandido a ser eliminado, o valor da recompensa e a famosa frase: “Procurado vivo ou morto”( “Wanted dead or alive” em inglês). O jogo possui oito fases. Conforme o jogador vai avançando, as fases vão se tornando mais difíceis e as recompensas maiores. Cada fase representa uma parte dos Estados Unidos, da primeira fase na costa oeste, indo a ultima na costa leste.

Contra III: The Alien Wars (1992)

Contra III: Aliens Wars, é um jogo do console SNES, lançado em 1992. É o terceiro jogo da série Contra da Konami. O jogo se passa no ano de 2636, dois anos depois dos acontecimentos de Super Contra. Os protagonistas Bill Rizer e Lance Bean são chamados mais uma vez, contra uma invasão alienígena. Aproveitando da tecnologia do Super NES, neste jogo os gráficos são melhorados em relação aos jogos anteriores. É considerado por muitos o melhor jogo da série Contra. O jogo está dividido em seis niveis, com um chefe no final de cada.

Sonic the Hedgehog 2 (1992)

Sonic the Hedgehog 2 é o segundo jogo da série Sonic. É um dos mais famosos e maiores sucessos do Sega Mega Drive, motivo pelo qual transformou seu personagem no mascote do console. Sonic 2 teve a estreia do personagem Tails, a raposa mais querida dos video games, que acompanhou Sonic em suas aventuras durante esse e vários outros jogos da série, fazendo de Sonic e Tails uma das duplas mais importantes da história dos video games até hoje. A jogabilidade continua a mesma de Sonic the Hedgehog: níveis em que se tem atravessar em menos de 10 minutos. No caminho, robôs são enfrentados e anéis são coletados. Sonic ganha um novo movimento: o Spin Dash, que permite a ele acelerar sem sair do lugar (botão para baixo + pulo). Apesar de haver dez fases, elas e os chefes estão mais fáceis, especialmente os chefes, comparado ao jogo anterior.

Mega Man X (1993)

O enredo é uma continuação de sua série precedente, Mega Man. A jogabilidade introduziu novos elementos à franquia, como a habilidade de arrancada (Dash) e escalar paredes. É um dos melhores, e mais renomados, nomes da série da Capcom. A história se passa após a morte do criador do Mega Man, Dr. Thomas Light. Desta vez Mega Men precisa destruir robôs hackeados que querem destruir a raça humana.

Disney’s Aladdin (1993)

Aladdin, da Disney, é um jogo de plataforma baseado no filme de 1992 de mesmo nome desenvolvido pela Virgin Games e disney Software. O jogo foi lançado pela Sega para o Sega Genesis e também teve uma versão lançada no mesmo mês pela Capcom para o Super NES. O jogo é um dos jogos de Sega Gênesis mais vendidos com quatro milhões de cópias vendidas. O jogador controla Aladdin ao longo das configurações e um enredo baseado no filme homônimo. Aladdin pode mover-se, agachar- se, olhar para cima, saltar, e subir cordas, varal e outros lenços aéreos. As principais formas de ataque de Aladdin contra personagens inimigos são uma cimitarra para ataques de curto alcance e maçãs que podem ser apelidadas de munição de longo alcance.

Earthworm Jim (1994)

Earthworm Jim é um jogo desenvolvido pela Shiny Entertainment, com uma minhoca chamada Jim, que usa um terno robótico e luta contra o mal. O jogador controla Jim e deve manobrá-lo através do nível, evitando obstáculos e inimigos. O jogador pode usar a arma de Jim como um método de atirar em inimigos, ou sua cabeça como chicote para chicotear inimigos. O movimento do chicote também permite que o jogador agarre e balance de certos ganchos no jogo.

Donkey Kong Country (1994)

Donkey Kong Country é um jogo desenvolvido pela Rare e publicado pela Nintendo para o Super Nintendo Entertainment System, como parte da franquia Donkey Kong criada por Shigeru Miyamoto. O jogo centra-se na dupla de Donkey Kong e seu sobrinho Diddy Kong, que estão em uma busca para recuperar seu tesouro de banana roubado do rei K. Rool e seus capangas Kremlings. Donkey Kong Country é o primeiro jogo de Donkey Kong que não foi produzido ou dirigido pelo criador da franquia, Shigeru Miyamoto, embora ele estivesse envolvido com o projeto. O jogo vendeu mais de nove milhões de cópias em todo o mundo, tornando-se o terceiro jogo snes mais vendido e foi citado como um dos maiores videogames de todos os tempos.

Rayman (1995)

Rayman é um jogo de plataformas publicado, produzido e desenvolvido pela Ubisoft e é o primeiro jogo da série de vídeo jogos Rayman. O jogador controla a personagem-título Rayman, que deve viajar através de cinco mundos (Dream Forest, Band Lands, Blue Mountains, Picture City e The Caves of Skops) para libertar todas as Electoons enjauladas, dos quais seis estão localizados em algum lugar em cada nível. Somente quando todos os Electoons são libertados Rayman será capaz de atingir e confrontar Mr. Dark no seu covil no Candy Chateau.

Super Mario World 2: Yoshi’s Island (1995)

Super Mario World 2: Yoshi’s Island é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Super Nintendo Entertainment System. O jogo é uma prequência de Super Mario World, onde o jogador desta vez controla somente o Yoshi, que deve acompanhar Mario ainda bebê através de seis mundos, a fim de reuni-lo com o seu irmão Luigi, que tinha sido sequestrado por capangas de Baby Bowser.

Super Mario 64 (1996)

Super Mario 64 é um jogo desenvolvido e publicado pela Nintendo. Foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. O jogo foi o primeiro a ser desenvolvido em três dimensões da série Mario, e apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões. Super Mario 64 é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos, com mais de onze milhões de cópias vendidas em todo mundo.

Metal Slug: Super Vehicle (1996)

Metal Slug: Super Vehicle-001 é um jogo desenvolvido e originalmente lançado pela Nazca Corporation e posteriormente publicado pela SNK. O jogo é amplamente conhecido por seu senso de humor, animação fluida desenhada à mão e ação rápida de dois jogadores. É o primeiro título da série Metal Slug. O jogador deve atirar constantemente em um fluxo contínuo de inimigos para chegar ao fim de cada nível. Neste ponto, o jogador confronta um chefe, que geralmente é consideravelmente maior e mais duro do que inimigos regulares. No caminho através de cada nível, o jogador pode encontrar numerosos upgrades de armas e tanques”Metal Slug”.

Crash Bandicoot (1996)

Crash Bandicoot é um jogo desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment para o console PlayStation. É o primeiro episódio da série Crash Bandicoot. A história de Crash Bandicoot é sobre a criação do antropomorfo Crash Bandicoot, o herói homônimo do jogo, pelo Doutor Neo Cortex e pelo Doutor Nitrus Brio, os dois antagonistas principais do jogo. Crash então tem como missão parar seus dois criadores em sua busca pela dominação do mundo, reverter toda a poluição que eles causaram, e salvar sua amiga, Tawna, uma bandicoot fêmea igualmente criada pelos Doutores Cortex e Brio.

Tomb Raider (1996)

Tomb Raider é um jogo desenvolvido pela Core Design e publicado pela Eidos Interactive. Em Tomb Raider, o jogador controla a arqueóloga inglesa Lara Croft. O jogo apresenta em um mundo totalmente em 3D uma série de tumbas, calabouços e outras localizações, por onde o jogador tem de guiar Lara, matando animais perigosos e outras criaturas sobrenaturais, enquanto coleta objetos e resolve enigmas.

Sonic Adventure (1998)

Sonic Adventure é o primeiro jogo em 3D da série Sonic, lançado pela Sega em 1998 (Japão) e 1999 (internacionalmente) para o Dreamcast. As duas versões do jogo Sonic Adventure DX são distintas por conta da jogabilidade, porém a história dos dois jogos é idêntica. Alguns anos após Sonic e Knuckles terem derrotado Eggman na Death Egg, a cidade de Station Square é ameaçada por uma besta, o Chaos, que se alimenta das esmeraldas do caos, e cada uma o torna maior e mais perigoso. O Dr. Eggman, sabendo disso, vai em busca das 7 esmeraldas para destruir, com a ajuda de Chaos, a Station Square e construir em suas ruinas, a Robotnikland ou Eggmaland , como nos OVA’s e animes do Sonic . Cabe aos heróis do jogo, que são as personagens jogáveis, conseguir as esmeraldas antes do cientista do mal.

Banjo-Kazooie (1998)

Banjo-Kazooie é desenvolvido pela Rare e originalmente lançado para o Nintendo 64 em 1998. É o primeiro jogo da série Banjo-Kazooie e segue a história dos personagens titulares Banjo e Kazooie, eles tentam parar os planos da antagonista, a bruxa Gruntilda, que tem a intenção de trocar a sua beleza com a irmã de Banjo, Tooty. O jogo apresenta nove níveis abertos, onde o jogador deve completar uma série de desafios, como resolver quebra-cabeças, recolher objetos e derrotar adversários.

Jak and Daxter: The Precursor Legacy (2001)

Jak & Daxter: The Precursor Legacy é um jogo desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment. É o primeiro jogo da série Jak and Daxter. O Jogo foi lançado exclusivamente para o PlayStation 2. Jak e Daxter possui muitas semelhanças com os jogos de plataforma Banjo-Kazooie e Super Mario 64, em que o principal objetivo consiste em reunir elementos, a fim de avançar através dos níveis. O jogador também tem acesso a super-capacidades humanas, como salto-duplo, ser mais rápido, e manter apenas limitado a danos quando cair de uma grande altura. O jogo gira em torno da coleta de Baterias, conhecidas como Células de Poder, que podem ser obtidas completando diversos tipos de desafios, como chegar em um determinado local de cada estágio. Também é possível coletá-las, pagando uma determinada quantidade de Esferas dos Precursores, aos habitantes das vilas do jogo.

Super Mario Galaxy (2007)

Super Mario Galaxy foi desenvolvido pela Nintendo Entertainment Analysis & Development e publicado pela Nintendo. Ele foi lançado exclusivamente para Wii em novembro de 2007. É o terceiro título tridimensional da série Super Mario e o décimo quinto no geral. A história gira em torno do protagonista Mario, que parte em uma missão para salvar a Princesa Peach enquanto ao mesmo tempo precisa salvar o universo de Bowser.

Prince of Persia: The Sands of Time (2010)

Prince of Persia: The Sands of Time é um jogo desenvolvido e publicado pela Ubisoft. O jogo é a continuação da série Prince of Persia, que foi criada por Jordan Mechner, e conseguiu transferir e expandir as mecânicas de jogabilidade do primeiro jogo para a geração de jogos em 3D sucessivamente, enquanto uma tentativa anterior, feita pela The Learning Company em 1999, intitulada Prince of Persia 3D, falhou em atender os padrões de aceitação dos críticos. O jogo se foca na história do Prince da Pérsia que, enganado pelo Vizier, liberta as Sands of Time (“Areias do Tempo”) no palácio do sultão, um amigo de seu pai, o rei Shahraman. As Areias do Tempo transformam todos os habitantes do palácio em monstros de areia, colocando-os sob o controle do Vizier. Com a ajuda da princesa Farah, a filha do marajá da Índia, o jogador deve controlar o Prince e usar as suas habilidades acrobáticas e a Dagger of Time (“Adaga do Tempo”) para atravessar todas as áreas do palácio repletas de armadilhas e desfazer o seu erro.

Limbo (2010)

Limbo é um jogo da desenvolvedora dinamarquesa independente de jogos Playdead. Nele o jogador guia um menino anônimo através de ambientes e armadilhas perigosas enquanto procura por sua irmã mais velha. A desenvolvedora construiu os quebra-cabeças do jogo esperando que o jogador falhe antes de encontrar a solução correta. O jogo é apresentado principalmente em tons de preto e branco monocromáticos, usando iluminação, efeitos de grãos de filmes e sons de ambiente mínimos para criar uma atmosfera misteriosa frequentemente associada com o gênero de horror. O jogo traz muitos puzzles que exigem o raciocínio do jogador.

Super Meat Boy (2010)

Super Meat Boy é um jogo eletrônico independente projetado por Edmund McMillen e Tommy Refenes, desenvolvido pela Team Meat. Ele é o sucessor do jogo Flash Meat Boy. No jogo, o jogador controla Meat Boy, um personagem vermelho com formato de cubo, enquanto ele tenta resgatar sua namorada, Bandage Girl, do antagonista Dr. Fetus. A jogabilidade envolve o jogador atravessar mais de trezentos níveis ao mesmo tempo que evita vários obstáculos. Níveis adicionais criados por jogadores estão disponíveis gratuitamente para download.

Rayman Legends (2013)

Rayman Legends foi produzido pela Ubisoft Montpellier e e publicado pela Ubisoft. É o quinto jogo principal da série Rayman e uma sequência direta do jogo de 2011, Rayman Origins. Nele Rayman, Globox, e os Teensies estão a dormir há mais de um século. Durante esse tempo, os pesadelos do Bubble Dreamer começaram a crescer em numero e em força, mergulhando o mundo no caos mais uma vez mais. O grupo tem de correr, saltar e lutar pelo mundo para o salvar o dia. O jogo tem o estilo um pouco parecido com Rayman Origins, o seu antecessor, na qual múltiplos jogadores correm, saltam e esmurraçam abrindo caminho pelos níveis.

Outros jogos notáveis:

  • Ghosts’n Goblins (1985)
  • Duck Tales (1989)
  • Rick Dangerous 2 (1990)
  • Turrican II: The Final Fight (1991)
  • James Pond 2: RoboCod (1991)
  • Flashback (1992)
  • Congo’s Caper (1993)
  • Bubsy in: Claws Encounters of the Furred Kind (1993)
  • The Lion King (1994)
  • Super Metroid (1994)
  • The Mask (1995)
  • Spyro: Year of the Dragon (2000)
  • Sly Cooper and the Thievius Raccoonus (2002)
  • Psychonauts (2005)

Qual desses você já jogou? E qual seus favoritos? Deixa aí nos comentários!