O movimento pin-up se consolidou e teve sua era de ouro durante a Segunda Guerra Mundial, quando soldados estadunidenses penduravam em seus armários e nas paredes dos quartéis fotografias de mulheres (celebridades consideradas sexy symbols na época) sorridentes esbanjando sensualidade. Além disso, colocavam também imagens recortadas e pôsteres em seus armários de ilustrações que reproduziam este senso estético.

Já nos dias atuais a designação de pin-up é dada à pessoas que se inspiram e usam como modelo trejeitos, estilo de cabelo e maquiagem típicos dos anos 40, 50 e 60, inspirado no retrô e no burlesco. O pin-up também remonta o rockabilly, um dos primeiros estilos de música rock and roll. Hoje é uma subcultura presente na moda, na fotografia, em produtos e até em tatuagens.

Tanto o pin-up quanto o burlesco foram movimentos onde as mulheres exploravam a sensualidade e o erotismo, confrontando o conservadorismo em relação ao corpo feminino – que exigia que mulheres fossem recatadas – e encorajando a autoconsciência erótica das mulheres, por isso sofreu críticas mas também obteve apoio.

Abaixo você verá diversas mulheres – estrelas de filmes, de propagandas, modelos e cantoras – consideradas divas do pin-up, as pin-up clássicas que popularizaram o gênero mas também as mulheres que representam o movimento hoje em dia. Confira as divas do pin-up, do burlesco e do retrô!

Lista atualizada em 16 de dezembro de 2020.

Lili St. Cyr

Bettie Page

Teresa Wright

Gene Tierney

Jane Russell

Rita Hayworth

Martha Vickers

Cleo Moore

Diana Dors

Valerie Leon

Anita Ekberg

Vikki Dougan

Dorothy Dandridge

Virginia Bell

Norma Ann Sykes

Veronica Lake

Ava Gardner

Eartha Kitt

June Palmer

Audrey Hepburn

Sophia Loren

Betty Grable

Bernie Dexter

Betty Brosmer

Elsa Sorensen

Marilyn Monroe

Jayne Mansfield

Dita Von Teese

Amanda Jones “Sugar”

Doris Mayday

Miss Lark Bahar

Kat Creasey

Miss Deadly Red

Miss Miranda

Amy Winehouse

Lana Del Rey

Miss Mosh

Gia Genevieve

Miss Sugar Rush

Claire Sinclair

Bebe Caliberr Mercy

Viv D’Ville

Mila Spigolon

Ruby Lead

Ginger La Roux

Morgana Threnody

Elizabeth Becerril

Faltou alguma diva do Pin-up na lista? Deixe nos comentários para atualizarmos!