Os anos 80 é considerado um dos maiores períodos do rock brasileiro. Nesse período pós-ditadura diversas bandas do gênero explodiram no país. Nesta lista você irá conferir os grupos mais importantes daquela década!

Legião Urbana

Legião Urbana é uma banda fundada em 1982 em Brasília, Distrito Federal, por Renato Russo e Marcelo Bonfá. O grupo também contou com Dado Villa-Lobos e Renato Rocha em sua formação mais conhecida. Diante da morte de Renato Russo em 11 de outubro de 1996, o grupo encerrou suas atividades onze dias depois. Possui uma discografia de oito álbuns de estúdio, três compilações e cinco álbuns ao vivo (um deles sem a presença de Renato Russo).

Em 2015, O Estado de S. Paulo afirmou que a banda vendeu 25 milhões de cópias em seus catorze anos de atividade. É o segundo grupo musical brasileiro que mais vendeu discos de catálogo no mundo. A banda tem muitas músicas famosas como “Será”, “Ainda É Cedo”, “Por Enquanto”, “Geração Coca-Cola”, “Eduardo e Mônica”, “Índios”, “Quase Sem Querer”, “Faroeste Caboclo” e “Que País É Este”, várias com letras críticas e engajadas politicamente.

Titãs

Titãs nasceu no início da década de 1980, em São Paulo. A estreia oficial da banda, na época chamada de Titãs do Iê-Iê, aconteceu em 1982, em um show no Sesc Pompeia. A formação do grupo não era nada comum, tinha nove integrantes: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Ciro Pessoa, Sérgio Britto, Nando Reis, Paulo Miklos, André Jung, Marcelo Fromer e Tony Belloto.

A consolidação do grupo no mundo da música aconteceu com o lançamento do terceiro disco, chamado “Cabeça Dinossauro” (1986). Com as faixas “Bichos Escrotos”, “AA UU”, “O Quê”, “Homem Primata”, “Família” e “Polícia”, o álbum é até hoje considerado um dos mais importantes da história do rock brasileiro.

Barão Vermelho

Barão Vermelho é uma banda de rock brasileiro fundada em 1981, na cidade do Rio de Janeiro. Sua formação inicial foi Guto Goffi, Maurício Barros, Dé, Frejat e Cazuza. Em formações posteriores contou com Peninha, Fernando Magalhães, Dadi Carvalho e também Rodrigo Santos.

Seus maiores singles são “Todo Amor Que Houver Nessa Vida”, “Pro Dia Nascer Feliz”, “Bete Balanço”, “Maior Abandonado” e “Por Você”.

Os Paralamas do Sucesso

A banda Os Paralamas do Sucesso foi criada em 1982, no Rio de Janeiro. Inicialmente, era composta por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e Vital Dias. Porém, naquela época, Vital não compareceu em uma apresentação e foi substituído por João Barone, que nunca mais deixou o grupo. Até hoje, Paralamas segue com os três integrantes.

O fortalecimento do grupo no mundo da música aconteceu com o lançamento do terceiro álbum, chamado “Selvagem?” (1986). As músicas “A Novidade” (parceria com Gilberto Gil), “Alagados” e “Melô do Marinheiro”, fizeram com que o disco vendesse 700 mil cópias.

Capital Inicial

Capital Inicial é uma banda de rock brasileira formada pelos irmãos Fê Lemos e Flávio Lemos em 1982, após o encerramento das atividades do grupo Aborto Elétrico, de que os irmãos participavam. A banda estreou em 1986, com seu álbum de estreia autointitulado.

Seus maiores singles nos anos 80 foram “Música Urbana”, “Veraneio Vascaina”, “Independência”, “Fátima”.

Blitz

Blitz é uma banda de rock brasileira. É uma das bandas precursoras do chamado “BRock”. O grupo foi formado na cidade do Rio de Janeiro em 1982. Originalmente foi formado por Evandro Mesquita (voz e guitarra), Fernanda Abreu (backing vocal), Marcia Bulcão (backing vocal), Ricardo Barreto (guitarra), Antônio Pedro Fortuna (baixo), Billy Forghieri (teclados) e Lobão (bateria).

Os singles da banda são “Você Não Soube Me Amar”, “Mais Uma de Amor (Geme Geme)”, “Dois Passos do Paraíso”, “Betty Frígida” e “Weekend”.

Ira!

Ira! é uma banda brasileira de rock, formada em 1981, na cidade de São Paulo. Donos de alguns dos maiores clássicos da história do rock nacional, como Núcleo Base, Mudança de Comportamento, Tolices, Envelheço na Cidade, Dias de Luta, Tarde Vazia, O Girassol, Eu Quero Sempre Mais e Flores em Você, tema de abertura da novela O Outro, da Rede Globo em 1987, a banda tem seu nome inspirado no Exército Republicano Irlandês (do inglês Irish Republican Army).

Seus maiores singles são “Pobre Paulista/Gritos na Multidão”, “Núcleo Base”, “Envelheço na Cidade”, “Dias de Luta”, “Flores” e “Eu Quero Sempre Mais”.

Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii foi uma banda brasileira de rock, formada em 11 de janeiro de 1985 na cidade de Porto Alegre por Humberto Gessinger (vocal e baixo), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria), que alcançou grande popularidade com suas canções líricas e críticas. O nome da banda se deve ao fato que foi formada por quatro estudantes da Faculdade de Arquitetura que o colocaram para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rivalidade.

Seus maiores singles sao “Toda Forma de Poder”, “Segurança”, “Infinita Highway”, “Terra de Gigantes”, “Somos Quem Podemos Ser”, “O Papa é Pop” “Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”, “Pra Ser Sincero”, “O Exército de um Homem Só” e “Piano Bar”.

Biquini Cavadão

Biquini Cavadão é uma banda de rock brasileira formada em 1985 no Rio de Janeiro. Composto por Bruno Gouveia, Carlos Coelho, Miguel Flores da Cunha e Álvaro “Birita” Lopes. A banda fez parte da segunda geração de bandas dos anos 1980.

Seus maiores singles são “Vento Ventania”, “Quando Eu Te Encontrar”, “Quanto Tempo Demora Um Mês”, “Dani/Uma Brasileira”, “Vento Ventania”, “Impossível”, “Timidez”, “Tédio”, “Vou Te Levar Comigo” e “Zé Ninguém”.

Camisa de Vênus

Camisa de Vênus é uma banda brasileira de rock formada em Salvador em 1980 e encontra-se em atividade até hoje. Fez grande sucesso no cenário brasileiro dos anos 80, sendo uma banda tida como mais “suja” do que as outras pelo seu nome (na época era muito utilizado como sinônimo de preservativo) e pelos palavrões nas letras. Suas principais músicas são “Bete Morreu” e um cover de “Negue”, do primeiro disco; “Eu Não Matei Joana D’Arc”, “Hoje” e um cover de “Gotham City”, do segundo álbum; “Silvia” e um cover de “My Way”, do primeiro álbum ao vivo; “Simca Chambord”, “Deus me Dê Grana” e “Só o Fim”, do terceiro disco.

Ultraje a Rigor

Ultraje a Rigor é uma banda brasileira de rock, criada no início da década de 1980 em São Paulo. Idealizada por Roger Moreira (voz e guitarra base), obteve sucesso em 1983 no Brasil, devido às canções “Inútil” e “Mim Quer Tocar”. Em 1985 a banda ficou nacionalmente conhecida pelo álbum Nós Vamos Invadir sua Praia que trouxe o primeiro disco de ouro e platina para o rock nacional.

RPM

RPM (sigla de Revoluções por Minuto) é uma banda de rock brasileira, formada em 1983, tendo sido uma das mais populares do país nos anos de 1984 a 1987. Seus maiores singles/hits foram “Olhar 43”, “A Cruz e A Espada” e a “Revoluções por Minuto”, “Louras Geladas”, “Rádio Pirata”, “Alvorada Voraz” e “Vida Real”.

Nenhum de Nós

Nenhum de Nós é uma banda de rock brasileira, formada em 1986 na cidade de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, a banda foi formada pelos músicos Thedy Corrêa, Carlos Stein, Sady Homrich, Veco Marques e João Vicenti. Em 1988, a música de trabalho do primeiro disco, Camila, Camila torna-se um hit nacional, chegando ao 3° lugar na parada brasileira.

Os maiores singles da banda são “Camila, Camila”, “O Astronauta de Mármore”, “Você Vai Lembrar de Mim”, “Igual a Você” e “Amanhã ou Depois”.

Roupa Nova

Roupa Nova é um conjunto musical de Pop Rock/soft rock brasileiro formado no Rio de Janeiro em 1980 por Cleberson Horsth (teclados e voz), Ricardo Feghali (teclados e voz), Kiko (guitarra e voz), Nando Oliveira (baixo e voz), Serginho Herval (bateria e voz) e Paulinho (voz e percussão). O grupo está ativo até hoje.

Diversas canções do grupo integraram trilhas sonoras nas telenovelas brasileiras e se tornaram grandes êxitos comerciais como “Anjo”, em “Guerra dos Sexos” (1983), “Dona”, em “Roque Santeiro” (1985), e “Whisky A-Go-Go”, em “Um Sonho a Mais” (também em 1985).


Outros artistas e bandas de rock também renomados na década de 80 foram:

  • Sepultura
  • Plebe Rude
  • Inimigos do Rei
  • Ritchie
  • Léo Jaime e os Miquinhos Amestrados
  • Metrô
  • Lobão
  • Lulu Santos
  • Zero
  • Kid Abelha
  • Ratos de Porão

Confira uma playlist com as músicas (dos anos 80) das bandas acima: