Os anos 90 começaram com os sucessos de Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Os Paralamas do Sucesso, Biquíni Cavadão e Nenhum de Nós nas paradas. No entanto, outras bandas surgiram, se consolidaram e marcaram essa década. Confira abaixo os artistas brasileiros de rock de maior destaque na década de 90!

Skank

Skank é uma banda brasileira de rock formada em março de 1990 em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo) e Haroldo Ferretti (bateria) reuniram-se em torno do mesmo interesse: transportar o clima do dancehall jamaicano para a tradição pop brasileira, formando assim uma banda que mistura rock, pop e um pouco de reggae.

Seus maiores singles nos anos 90 foram “Jackie Tequila”, “Te Ver”, “Garota Nacional” e “Resposta”.

Cássia Eller

Cássia Éller foi uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Foi uma das maiores representantes do rock brasileiro dos anos 90 e eleita a 18ª maior voz e 40ª maior artista da música brasileira pela revista Rolling Stone Brasil. Lançou seis álbuns de estúdio cinco nos anos 90 e um postumamente, em 2002.

Seus maiores singles nos anos 90 foram “Por Enquanto”, “Malandragem”, “O Segundo Sol” e “Palavras ao Vento”.

Mamonas Assassinas

Mamonas Assassinas, anteriormente chamada de Utopia, foi uma banda brasileira de rock cômico formada em Guarulhos em 1989. Seu som consistia numa mistura de pop rock com influências de gêneros populares, tais como sertanejo, brega, heavy metal, pagode romântico, forró, música mexicana e vira. O único álbum de estúdio gravado pela banda, Mamonas Assassinas, lançado em junho de 1995, fez um sucesso gigantesco. No entanto, a carreira da banda durou apenas um ano e meio, de outubro de 1994 a 2 de março de 1996, quando o grupo foi vítima de um acidente aéreo fatal.

O albúm inteiro foi um sucesso, mas as músicas mais famosas são “Pelados em Santos”, “Robocop Gay”, “Vira-Vira”, “1406” e “Chopis Centis”.

Planet Hemp

Planet Hemp é uma banda brasileira de rap rock criada por Marcelo D2 e Skunk em 1993 no Rio de Janeiro, tendo como integrantes originais Marcelo D2, Skunk, Rafael Crespo, BNegão, Formigão e Bacalhau. O grupo tem um explícito posicionamento a favor da legalização da cannabis (maconha) e foi acusado de fazer apologia ao uso, fato que gerou muitas divergências.

Seus maiores singles nos anos 90 foram “Mantenha o Respeito”, “Legalize Já”, “Dig Dig Dig (Hempa)”, “Queimando Tudo” e “Ex-Quadrilha da Fumaça”.

O Rappa

O Rappa foi uma banda de reggae rock brasileira, formada em 1993 no Rio de Janeiro. Notável por suas letras de forte cunho social. Formada pelos músicos que acompanharam o cantor de reggae Papa Winnie em uma turnê pelo Brasil mais o cantor Marcelo Falcão, O Rappa não obteve muito sucesso com seu álbum de estreia, mas alcançou fama nacional com o segundo disco Rappa Mundi, lançado em 1996. Em 2001, perderam seu lider, baterista e principal letrista, Marcelo Yuka, quando este se tornou paraplégico após ser baleado em um assalto. Com o instrumento assumido pelo tecladista Marcelo Lobato e as letras de Marcos Lobato, O Rappa se manteve na atividade, lançando o disco O Silêncio Q Precede O Esporro em 2003 e permanecendo como uma das bandas mais aclamadas do rock brasileiro.

Seus singles dos anos 90 foram Pescador de Ilusões”, “A Feira”, “Eu Quero Ver Gol”, “Miséria S.A.”, “Ilê Ayê”, “O Homem Bomba”, “Minha Alma (a paz que eu não quero)”, “O Que Sobrou do Céu”, “Me Deixa” e “Lado B Lado A”

Pato Fu

Pato Fu é uma banda brasileira de rock alternativo formada em 1992 da banda Sustados por 1 Gesto, na cidade de Belo Horizonte. Ao lado de bandas como Radiohead, U2 e Portishead, foi considerada pela revista Time uma das dez melhores bandas do mundo fora dos Estados Unidos. a banda possui um som que vai do rock alternativo à música experimental, incluindo influências eletrônicas em certas faixas.

Seus maiores singles nos anos 90 foram “Sobre o Tempo”, “Antes que Seja Tarde”, “Perdendo Dentes” e “Depois”.

Jota Quest

Jota Quest é uma banda brasileira de pop rock formada em Belo Horizonte, em 1993. Nasceu com o nome J. Quest, por inspiração do desenho animado Jonny Quest. A banda encontrou inspiração na banda de acid jazz Jamiroquai. Foi por gostar de black music (soul/funk/disco) e acid jazz que o baixista PJ e o baterista Paulinho Fonseca resolveram formar uma banda. Em seguida, o guitarrista Marco Túlio Lara e o tecladista Márcio Buzelin juntaram-se ao grupo. Rogério Flausino começou sua atuação no conjunto após ser escolhido num teste com mais de dezoito candidatos.

Seus maiores singles nos anos 90 foram “Encontrar Alguém”, “As Dores do Mundo”, “Fácil” e “Sempre Assim.

Los Hermanos

Los Hermanos é uma banda brasileira de rock alternativo formada no Rio de Janeiro em 1997. O som do grupo foi fortemente influenciado por bandas do underground carioca dos anos 1990, tais como Acabou La Tequila, Carne de Segunda e Mulheres Q Dizem Sim, entre outras, e pelo som de bandas estrangeiras como Weezer e Squirrel Nut Zippers.

Seus maiores singles nos anos 90 foram “Anna Júlia” e “Primavera”.

Raimundos

Raimundos é uma banda de rock brasileira formada em Brasília em 1987. O nome é derivado de uma de suas maiores influências, a banda Ramones. O grupo que fez sucesso nacional foi constituído foi formado pelos vizinhos Digão, na bateria, e Rodolfo Abrantes, na guitarra. Eram influenciados pelas bandas Dead Kennedys, Suicidal Tendencies e Ramones. Na época, faltava um baixista, e então Canisso passou a tocar com a dupla.

Seus maiores singles nos anos 90 foram “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida”, “Me Lambe”, “Puteiro em João Pessoa”, “Eu Quero Ver o Oco” e “I Saw You Saying – That You Say That You Say”.


Outros artistas que tiveram alguma música de destaque:

  • Paulinho Moska
  • Devotos

Confira uma playlist com as músicas (dos anos 90) das bandas acima: