Na internet há muito conteúdo conspiratório e obscurantista, no entanto há também sites incríveis para adquirir conhecimento e entender como as coisas funcionam no mundo.
Se você tem sede de conhecimento científico, existem muitos deles que trazem conteúdo sério sobre ciência, de notícias sobre descobertas científicas até explicação de artigos.
Nesta lista, selecionamos os sites de divulgação científica mais acessados no mundo. O ranking é baseado no site da Alexa, que mapeia os maiores sites ao redor do globo, dando uma estimativa aproximada da popularidade dos sites usando uma combinação da média de visitantes diários e das visualizações de página nos últimos 3 meses.
Confira abaixo os sites para expandir seu conhecimento sobre ciência e saber atualidades sobre o tema!
Lista atualizada em 20 de novembro de 2020.
1. Nature
Posição no Alexa Rank: 1,141
A Nature Research está aqui para servir a comunidade de pesquisa publicando suas descobertas mais significativas – descobertas que aumentam o conhecimento e abordam alguns dos maiores desafios que enfrentamos como sociedade hoje. Nossos periódicos publicam não apenas pesquisas primárias, mas também análises, comentários críticos, notícias e análises.
2. National Geographic
Posição no Alexa Rank: 2,152
Desde o seu início, há mais de 130 anos, o objetivo central da National Geographic tem sido promover o conhecimento e a consciência de nosso mundo. Somos o destino multimídia líder mundial para as melhores histórias da ciência, exploração e aventura. E nosso incomparável senso de propósito e missão é melhor evidenciado pelo fato de que quase 30% de nossos lucros vão para o financiamento de cientistas, exploradores e conservacionistas reais.
3. Live Science
Posição no Alexa Rank: 2,922
Para o geek da ciência em cada um de nós, o Live Science divide as histórias por trás das notícias e fotos mais interessantes da Internet, enquanto também desenterra descobertas fascinantes que atingem uma ampla gama de campos, de dinossauros e arqueologia a física maluca e astronomia à saúde e comportamento humano. Se você quiser aprender algo interessante todos os dias, o Live Science é o lugar para você.
4. Science
Posição no Alexa Rank: 3,348
Fundada em 1880 com US $ 10.000 de capital inicial do inventor americano Thomas Edison, a Science cresceu e se tornou o principal veículo mundial de notícias científicas, comentários e pesquisas de ponta, com a maior circulação paga de qualquer revista científica geral revisada por pares . Por meio de suas encarnações impressas e online, a Science atinge um público mundial estimado em mais de um milhão. Também em conteúdo, a revista é verdadeiramente internacional em escopo; cerca de 40 por cento dos autores correspondentes em seus artigos estão baseados fora dos Estados Unidos. Seus artigos estão consistentemente classificados entre as pesquisas mais citadas do mundo.
5. ScienceDaily
Posição no Alexa Rank: 4,360
ScienceDaily apresenta notícias de última hora sobre as últimas descobertas em ciência, saúde, meio ambiente, tecnologia e muito mais – das principais universidades, jornais científicos e organizações de pesquisa. Os visitantes podem navegar por mais de 500 tópicos individuais, agrupados em 12 seções principais, cobrindo: ciências médicas e saúde; ciências físicas e tecnologia; ciências biológicas e meio ambiente; e ciências sociais, negócios e educação. Títulos e resumos de notícias relevantes, bem como links para feeds RSS específicos de tópicos e boletins informativos por e-mail, são fornecidos em cada página de tópico.
6. Scientific American
Posição no Alexa Rank: 4,626
A Scientific American cobre os avanços em pesquisa e descoberta que estão mudando nossa compreensão do mundo e moldando nossas vidas. Fundada em 1845, é a mais antiga revista publicada continuamente nos Estados Unidos e agora atinge mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo a cada mês por meio de seu site, edições impressas e digitais, boletins informativos e aplicativo. Recursos confiáveis e envolventes, notícias, opiniões e histórias multimídia de jornalistas e autores especializados – incluindo mais de 200 vencedores do Prêmio Nobel – fornecem cobertura, percepções e esclarecimento sobre os desenvolvimentos mais importantes na interseção da ciência e da sociedade. Scientific American é publicado pela Springer Nature. Como editora de pesquisas, a Springer Nature é o lar de outras marcas confiáveis, incluindo Springer, Nature Research, BMC e Palgrave Macmillan.
7. Space
Posição no Alexa Rank: 5,943
Space.com é a principal fonte de notícias sobre exploração espacial, inovação e astronomia, narrando (e celebrando) a expansão contínua da humanidade através da fronteira final. Nós transportamos nossos visitantes através do sistema solar e além através de uma cobertura abrangente e acessível das últimas notícias e descobertas. Para nós, explorar o espaço tem a ver tanto com a jornada quanto com o destino. Portanto, desde guias de observação do céu e fotos deslumbrantes do céu noturno até lançamentos de foguetes e notícias de última hora de sondas robóticas visitando outros planetas, no Space.com você encontrará algo incrível todos os dias. Space.com foi lançado na cidade de Nova York em 20 de julho de 1999, o 30º aniversário do pouso da Apollo 11 na lua, com o objetivo de cobrir as últimas descobertas e missões no espaço como nunca antes.
8. PHYS
Posição no Alexa Rank: 7,426
Phys.org é um serviço na web líder de notícias de ciência e tecnologia, especializado em conteúdos que vão de Física, Ciências da Terra, Medicina, Nanotecnologia, Eletrônica, Espaço, Biologia, Química, Ciências da Computação, Engenharia, Matemática e muito mais. Phys.org estreou em 2004 e tem crescido constantemente em leitores para 8,5 milhões de cientistas, pesquisadores e engenheiros todos os meses. PHYS.org publica cerca de 100 artigos de qualidade diariamente e tem uma das coberturas mais abrangentes de desenvolvimento de ciência e tecnologia do mundo. Faz parte do serviço da Science X.
9. Science Alert
Posição no Alexa Rank: 8,348
ScienceAlert publica notícias científicas oportunas e confiáveis para iluminar e entreter milhões de leitores a cada mês. Como uma fonte de notícias online independente, nossos jornalistas experientes lançam luz sobre questões importantes de nosso tempo, bem como sobre novas descobertas, mistérios e maravilhas de todo o mundo. No ScienceAlert, nosso objetivo é despertar a curiosidade que existe em todos nós. Convidamos os leitores a nos visitar diariamente, explorar tópicos de interesse e obter novas perspectivas ao longo do caminho.
10. Futurism
Posição no Alexa Rank: 11,044
Somos a Futurism.com, o braço editorial da Futurism, uma empresa de mídia com sede na cidade de Nova York e parceira da Singularity University. Nossa missão? Trazer a você o mundo, as notícias, produtos e narrativas de amanhã, hoje. Se você deseja anunciar conosco, entre em contato aqui.
11. New Scientist
Posição no Alexa Rank: 12,561
New Scientist is the world’s most popular weekly science and technology magazine. Its website, app and print editions cover international news from a scientific standpoint, and ask the biggest-picture questions about life, the universe and what it means to be human. If someone in the world has a good idea, you’ll read about it in New Scientist. Since the magazine was founded in 1956 for “all those interested in scientific discovery and its social consequences”, it has expanded to include events in the UK, US and Australia, including New Scientist Live, the world’s greatest festival of science. New Scientist is based in London, UK, with offices in the US and Australia.
12. Popular Science
Posição no Alexa Rank: 12,792
Reportagens científicas inspiradoras, notícias de tecnologia e projetos DIY. Skunks para robôs espaciais, primatas para climas. É a Popular Science, com 145 anos. A Popular Science apontou os leitores para as maravilhas da ciência, tecnologia e do futuro.
13. Big Think
Posição no Alexa Rank: 14,698
Lições práticas dos maiores pensadores e realizadores do mundo tornam o público do Big Think mais inteligente e rápido. Os especialistas do Big Think estão no topo de seu campo ou o estão revolucionando. O maior arquivo do mundo de lições de pessoas que mudam a forma como trabalhamos, vivemos e experienciamos. Imparcial, confiável e confiável. Milhões de usuários nos procuram, incluindo milhares de especialistas dentro da rede Big Think.
14. EurekAlert
Posição no Alexa Rank: 16,045
Fundada em 1996, a EurekAlert! é uma plataforma de distribuição de comunicados de imprensa sem fins lucrativos operada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) como um recurso para jornalistas e o público. EurekAlert! hospeda comunicados à imprensa produzidos por universidades, editores de periódicos, centros médicos, agências governamentais, corporações e outras organizações envolvidas em todas as disciplinas da pesquisa científica.
15. IFLScience
Posição no Alexa Rank: 17,508
IFLScience é um site de comunicação científica líder mundialmente e foi criado com uma missão simples – tornar a ciência empolgante e apresentá-la em um estilo criativo, divertido e envolvente que deixa os leitores com um senso de curiosidade e desejo de aprender mais. Nos últimos quatro anos, a IFLScience evoluiu para um site global de conteúdo científico envolvente e instigante na Internet. Oferecemos artigos dentro do mundo da ciência, desde as últimas descobertas até o desmascaramento das teorias virais da Internet. Fomos criados para publicar artigos com a intenção de aumentar a comunidade daqueles que desejam explorar além do conhecimento comum para entender como e por que nosso universo funciona!
16. ScienceNews for Students
Posição no Alexa Rank: 29,537
Fundada em 2003, a Science News for Students é uma publicação online premiada dedicada a fornecer notícias científicas específicas para a idade para alunos, pais e educadores. Science News for Students é uma publicação do Science News Media Group, que é um programa da Society for Science & the Public (SSP), uma organização sem fins lucrativos 501 (c) (3) dedicada ao envolvimento público em pesquisa científica e educação . O Science News for Students – de uso gratuito – ajuda a cumprir a missão da Sociedade conectando o que há de mais recente em pesquisas científicas ao aprendizado dentro e fora da sala de aula.
17. ScienceNews
Posição no Alexa Rank: 31,899
Por quase um século, os jornalistas do Science News cobriram avanços na ciência, medicina e tecnologia para o público em geral, incluindo o julgamento do “macaco” de Scopes em 1925, o advento da era atômica em 1945, a corrida espacial e a revolução da engenharia genética da descoberta do DNA à tecnologia atual de edição de genes. Fomos fundados como uma organização sem fins lucrativos independente em 1921 pelo magnata dos jornais EW Scripps e pelo zoólogo WE Ritter, que queria melhorar a qualidade e a precisão do jornalismo científico. Permanecemos fiéis a essa missão hoje.
18. Science Focus
Posição no Alexa Rank: 39,550
BBC Science Focus é a revista mensal de ciência e tecnologia da BBC. Livre de jargões e acessível, você não precisa de um PhD em física de partículas para gostar de lê-lo. Tudo o que você precisa é de uma mente curiosa que queira entender o mundo ao seu redor e obter um ou dois fatos para se manter na manga em uma emergência de questionário de pub. Com artigos sobre tudo, desde astronomia a arqueologia, genética a geologia, você certamente encontrará uma peça em que cravar os dentes.
Uma sugestão: apresentar a lista dos maiores sites de Divulgação Científica do Brasil.
CurtirCurtir
O Abacaxi na Lua é um mistério que tem intrigado cientistas há muito tempo. Embora ainda não haja uma explicação definitiva, existem algumas teorias sobre por que os abacaxis estão lá.
Uma das teorias é que os abacaxis na Lua são resultado de uma colisão com um asteroide há milhões de anos. Teoricamente, o impacto liberou abacaxis para o espaço, que, em seguida, foram atraídos pela gravidade da Lua.
Outra teoria possível é que os abacaxis na Lua fazem parte de uma missão espacial realizada pelo homem. A NASA lançou a missão Apollo 15 em 1971, como parte de sua campanha de exploração da Lua. Os astronautas levaram consigo alguns objetos, como abacaxis, para usar como provas de sua
CurtirCurtir