Pular para o conteúdo

Grandes pensadores da sociologia

236599587-4387233754632013-3979550323539221119-n

Houve e ainda existem grandes pensadores da sociologia. Ambos descrevem em suas obras formas de compreender a sociedade de sua época, e desta forma, podemos ver de forma mais científica e crítica os meios sociais e assim apontar as qualidades e defeitos de nossas estruturas. Separamos uma lista de grandes pensadores que contribuíram com ideias sociológicas:

Lista atualizada em 19/01/22

Auguste Comte (1798-1857)

Fundador da Sociologia e do Positivismo, trabalhou intensamente na criação de uma filosofia positiva.

Fréderic Le Play (1806-2882)

Teve uma grande influência no desenvolvimento da sociologia aplicada devido às metodologias que propôs para estudar determinados fenômenos sociais.

Émile Durkheim (1815-1917)

Formalmente criou a disciplina acadêmica sociologia e, com Karl Marx e Max Weber, é comumente citado como o principal arquiteto da ciência social moderna e pai da sociologia.

Karl Marx (1818-1883)

Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política – conhecidas coletivamente como marxismo – afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes.

Friedrich Engels (1820-1895)

Foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista.

Gabriel Tarde (1843-1904)

É recordado sobretudo pela polémica que o opôs a Émile Durkheim. Ao contrário deste, Tarde enfatiza, na ação social, os indivíduos e não o poder de coerção exterior que se lhes impõe. Insere, assim, um cunho psicologista que nega a autenticidade do social.

Ferdinand Tonnies (1855-1936)

Fez contribuições importantes para a teoria sociológica e em estudos de campo, além de ser responsável por trazer de novo Thomas Hobbes ao primeiro plano, através da publicação dos seus manuscritos.

George Simmel (1858-1918)

Preocupou-se em descobrir os padrões de interação que subjazem às formações sociais mais latas (num registo a que hoje chamaríamos “microssociologia”).

George H. Mead (1863-1932)

Teve importância capital para a sociologia e a psicologia social, pertencente à Escola de Chicago (sociologia). Juntamente com William James, Pierce e Dewey, Mead faz parte de uma corrente teórica da filosofia americana denominada de pragmatismo.

Werner Sombart (1863-1941)

Figura de destaque da Escola historicista alemã, Sombart está entre os mais importantes autores europeus do primeiro quarto do século XX, no campo das Ciências Sociais. Teve influência de Nietzsche e influenciou as idéias de Weber, de quem era amigo.

Max Weber (1864-1920)

É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração.

Robert E. Park (1864-1944)

Foi um sociólogo norte-americano e um dos mais eminentes pensadores da Escola de Chicago. O trabalho de Park se destaca por seus estudos em relações de raça, migração, assimilação, movimentos sociais e desorganização social no espaço urbano.

Alfred Weber (1868-1958)

Ele viveu num período em que a sociologia se tornou um campo científico autónomo e manteve-se na linha da tradição da filosofia da história fazendo contribuições com teoria analisando a mudança social na civilização ocidental como uma confluência de civilização (intelectual e tecnológica), processos sociais (organizações) e cultura (arte, religião e filosofia). Ele levou a cabo análises empíricas e históricas acerca do crescimento e distribuição geográfica das cidades e do capitalismo.

René Worms (1869-1926)

Fundou em janeiro de 1893, o Jornal Internacional de Sociologia, o programa afirmou que seu objetivo era contribuir para o conhecimento dos fatos-científicos possíveis, ciência social em que, então, seria possível suporte para reformar a sociedade.

Norbert Elias (1897-1990)

Suas obras focaram a relação entre poder, comportamento, emoção e conhecimento na História.

Theodor W. Adorno (1903-1969)

É um dos expoentes da chamada Escola de Frankfurt. A Filosofia de Theodor Adorno, considerada uma das mais complexas do século XX, fundamenta-se na perspectiva da dialética.

Zygmunt Bauman (1925-2017)

Afirma que cada vez mais a sociedade em geral, tem menos contatos entre os indivíduos e que duram menos. Uma das suas frases, em português se traduzem que “as relações escorrem pelos vão dos dedos”. E que os valores estão se perdendo, diante disso, o sociólogo revela que não é necessário buscar aspectos positivos do passado, mas sim redefinir valores atuais.

Alan Touraine (1925-X)

Tornou-se conhecido por ter sido o pai da expressão “sociedade pós-industrial”. Seu trabalho é baseado na “sociologia de acção” e seu principal ponto de interesse tem sido o estudo dos movimentos sociais.

Jürgen Habermas (1929-X)

Inserido na tradição da teoria crítica e do pragmatismo. Ele era conhecido por suas teorias sobre a racionalidade comunicativa e a esfera pública, sendo considerado como um dos mais importantes intelectuais contemporâneos.

Pierre Félix Bourdieu (1930-2002)

Desenvolveu, ao longo de sua vida, diversos trabalhos abordando a questão da dominação e é um dos autores mais lidos, em todo o mundo, nos campos da antropologia e sociologia, cuja contribuição alcança as mais variadas áreas do conhecimento humano.

Axel Honneth (1949-X)

No campo da filosofia social e prática, o nome de Axel Honneth está ligado ao projeto de relançamento da tradição da teoria crítica da Escola de Frankfurt, através de uma teoria do reconhecimento recíproco.

Slavoj Žižek (1949-X)

É filósofo, psicanalista e um dos principais teóricos contemporâneos. Transita por diversas áreas do conhecimento e, sob influência principalmente de Karl Marx e Jacques Lacan, efetua uma inovadora crítica cultural e política da pós-modernidade.


Faltou algum grande pensador da Sociologia, deixe nos comentários!

Comente também em Fitty Forum!

4 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: