Pular para o conteúdo

As maiores bandas nacionais de hardcore

O hardcore é uma vertente do rock que surgiu no fim da década de 70. Rockeiros cansados do movimento hippie e influenciados pelo punk deram início a este novo estilo. Alguns o consideram sonoramente como um punk mais rápido e agressivo, com guitarras rápidas e vozes com drive.

O estilo é marcado por letras que levam a reflexão, sejam elas críticas sociais ou sobre evolução pessoal. As bandas de hardcore frequentemente expressam sentimentos contra o autoritarismo, anti-consumistas, anti-militares, políticamente de esquerda, pró-ambientalistas e também visões anarquistas.

O hardcore trouxe um estilo de moda próprio também já que recusava o vestuário do glam e do punk. Membros do hardcore optavam mais por roupas básicas e cabelos curtos, em contraste com as jaquetas e calças de couro embelezadas que os estilos precedentes usavam. Prezando pela funcionalidade ao invés da distração extravagante e o teor consumista da moda, o hardcore pegou elementos da cultura do skate, streetwear e workwear para estabelecer sua identidade visual.

No Brasil, bandas de hardcore punk e hardcore melódico surgiram nos anos 90. Já numa segunda onda, após os anos 2010, surgiram bandas de post-hardcore, influenciadas pelas antigas mas com músicas que misturam o peso dos gritos e das guitarras aceleradas com vocais mais melódicos e guitarras lentas e supergraves. Vale o destaque para as gravadoras Deckdisc e Hearts Bleed Blue que sempre apostaram no estilo musical aqui no Brasil.

Abaixo você irá conferir as bandas brasileiras de hardcore e post-hardcore de maior sucesso!

Dead Fish

A banda de hardcore melódico Dead Fish foi fundada em 1991, no Espírito Santo. Após diversos EPs, em 1998, a banda lançou seu primeiro álbum, chamado Sirva-se, que vendeu mais de 10 mil cópias. Em 1999, veio um álbum histórico para o hardcore nacional, o chamado Sonho Médio. Por fim, em 2004, a banda conquistou atenção nacional com o álbum Zero e Um, emplacando músicas em grandes rádios do país e TV, e também ganhando prêmios na MTV. Além do hardcore melódico, a banda é marcada por muitas letras com críticas sociais, reflexoes anti-autoritárias e anarquistas e também um pouco de niilismo. O único remanescente da formação original é o vocalista Rodrigo Lima.

Músicas de maior sucesso: “Você”, “Queda Livre”, “Zero e Um”, “Sonho Médio”, “Tão Iguais”, “Bem-Vindo ao Clube”.


CPM22

Formada em 1995, a banda de hardcore melódico CPM22 teve composições mais sentimentais e românticas e menos contundentes que a padrão de crítica social do hardcore, talvez por isso a banda chegou a outro patamar. Em relação a audiência e alcance midiático foi a maior banda de hardcore no Brasil conquistando muito sucesso no mainstream, o disco de ouro e o Grammy Latino. Em 2001, seu primeiro CD em uma grande gravadora, o auto intitulado “CPM 22”, obteve sucesso nacional e conquistou prêmios na MTV. Os álbuns posteriores como Chegou a Hora de Recomeçar (2003), Felicidade Instantânea (2005), MTV ao Vivo (2006) e Cidade Cinza (2007) também mantiveram grande sucesso de audiência. Atualmente, o vocalista Badauí é o único membro da banda original.

Músicas de maior sucesso: “Um Minuto Para o Fim do Mundo”, “Não Sei Viver Sem Ter Você”, “Dias Atrás”, “Pra Sempre”.


Garage Fuzz

A banda de hardcore melódico Garage Fuzz foi fundada em 1999. Não chegou ao mainstream, porém obteve bastante sucesso no underground, sendo uma grande referencia nacional no hardcore. A banda sempre compos suas letras em ingles e já fez diversas turnes internacionais, inclusive seu primeiro álbum, chamado Relax in Your Favorite Chair, foi lancado por uma gravadora holandesa, em 1994. Já seu segundo álbum, intitulado Turn The Page… The Season is Changing, foi lancado em 1998 e distrubuído nos Estados Unidos e Europa, consolidando o nome do grupo no cenário internacional. No VMB de 2009 a banda foi indicada na categoria Melhor Banda de Hardcore. Em Julho de 2021, o vocalista Alexandre “Sesper” Cruz anuncia que deixa a banda após 30 anos.

Músicas de maior sucesso: “The Morning Walk”, “Dear Cinnamon Tea”, “Cortex”, “Dying Trying”, “Fast Relief”.


Sugar Kane

Sugar Kane é uma banda brasileira de hardcore melódico e punk formada em Curitiba, em 1997. Seu primeiro álbum, Once One Day, possuía apenas canções em inglês. As músicas em portugês vieram no segundo álbum de estúdio, o Por Nossa Paz, de 2001. Até seu terceiro disco, Continuidade da Máquina, lançado em 2003, a banda mantinha uma sonoridade hardcore melódica, com canções rápidas. O “Continuidade”, impulsionou o quarteto a uma turnê de dois anos, com mais de cem concertos e shows no exterior. Em 2005 foi lançado o álbum Elementar, que trazia uma mudança no som da banda, flertando com o rock alternativo.

Músicas de maior sucesso: “Medo”, “Janeiro”, “A Máquina”, “Fui Eu”.


Zander

No final de 2008, após o término da banda Deluxe Trio, formou-se a banda de hardcore Zander, no Rio de Janeiro. Na mesma época lançaram o EP chamado Em Construção (que rendeu o videoclipe de “Pólvora”) e no mês seguinte o EP Já Faz Algum Tempo. Só em 2010 que saiu o primeiro álbum da banda intitulado Brasa. O disco foi bem recebido pela crítica e pelos fãs da banda o que auxiliou o grupo a ser convidado para abrir o show do Green Day. O segundo álbum da banda saiu anos depois, em 2016, de nome Flamboyant.

Músicas de maior sucesso: “Auto Falantes”, “Dialeto”, “Bastian Contra o Nada”, “Pólvora”, “É o Que Temos Pra Hoje”.


Pense

Pense é uma banda de hardcore melódico de Minas Gerais, formada em 2007. Em outubro de 2011 lançaram seu primeiro disco, intitulado ‘Espelho da Alma’. O álbum recebeu diversas criticas positivas da mídia especializada. Em 2014 a banda lançou seu segundo álbum de estúdio, Além Daquilo Que Te Cega, que rendeu uma extensa turnê pelo Brasil, tendo tocado em 18 estados e inúmeras cidades, totalizando 50 shows em 10 meses. Em 2018 a banda lança seu terceiro álbum de estúdio, intitulado Realidade, Vida e Fé.

Músicas de maior sucesso: “Eu Não Posso Mais”, “Todo Momento É o Agora”, “Revitalizar”, “Dia Corrido”, “Contra Cultura”.


Menores Atos

Menores Atos é uma banda de post-hardcore formada no Rio de Janeiro em 2014. Seu primeiro álbum lancado no mesmo ano, chama-se Animalia. A banda mistura hardcore e sua agressividade e com o rock alternativo e muita serenidade, sempre soando bastante melódica. Seu segundo álbum é de 2018, nomeado Lapso.

Músicas de maior sucesso: “”Devagar”, “À distância”, “O Que Te Trouxe Aqui”, “Amanhã”, “Doisazero”, “Miopia”.


Bullet Bane

Em 2009, a banda de post-hardcore iniciou cantando em inglês com o nome Take Off The Halter, mas por ter um sentido diferente no exterior foi alterada para Bullet Bane. Com muitas críticas sociais e numa pegada do hardcore clássico, o primeiro álbum da banda foi lançado em 2011, chamado New World Broadcast. Já o segundo álbum Impavid Colossus, de 2014, ainda em inglês, trouxe um hardcore que progride entre o leve e pesado. Continental de 2017, manteve a sonoridade mas revelou músicas em portugues. Em 2018, foi anunciada a saída do vocalista e um dos fundadores da banda Victor Franciscon e a entrada de Arthur Mutanen em seu lugar. 

Músicas de maior sucesso: “Option To Repression”, “Amparo”, “Mutação”, “Cura”, “Catálise”.


Outras bandas de hardcore no cenário brasileiro:

  • Dance Of Days
  • Gritando HC
  • Houdini
  • Street Bulldogs
  • Aurora Rules
  • Cueio Limão
  • Carbona
  • Chuva Negra
  • Noção de Nada
  • Aditive
  • Plastic Fire
  • Nitrominds
  • Black Days
  • Fistt
  • Deluxe Trio
  • End of Pipe
  • Fire Driven
  • Reffer
  • Radical Karma
  • Maguerbes
  • Alternative System
  • Benin
  • Def
  • Hardneja Sertacore

Confira uma playlist com as músicas das bandas brasileiras de hardcore:

Faltou alguma banda de hardcore na lista? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: