Ao longo das décadas, o humor na TV brasileira se consolidou como uma das formas mais populares de entretenimento, com programas que marcaram gerações e refletiram as transformações culturais e sociais do país. Desde o riso inocente das comédias de familiares e de costumes até as abordagens com sátiras políticas e sociais mais afiadas, os programas humorísticos brasileiros sempre conseguiram conectar-se com o público de maneiras únicas. Este artigo faz uma viagem pela história da comédia televisiva no Brasil, destacando os shows que não apenas conquistaram enorme sucesso de audiência, mas também influenciaram o jeito brasileiro de fazer humor.
Veja um pouco da história do humor brasileiro em uma timeline, conferindo os programas de comédia brasileiro que deixaram sua marca!
Obs.: Não foram incluídas sitcoms brasileiras, veja a lista de sitcoms clicando aqui.
- Programas brasileiros de humor dos anos 50
- Programas brasileiros de humor dos anos 60
- Programas brasileiros de humor dos anos 70
- Programas brasileiros de humor dos anos 80
- Programas brasileiros de humor dos anos 90
- Programas brasileiros de humor dos anos 2000
- Programas brasileiros de humor dos anos 2010
- Programas brasileiros de humor dos anos 2020
- Programas brasileiros de humor separados por gênero
Programas brasileiros de humor dos anos 50
- Rancho Alegre (1946-1950): Rancho Alegre foi o primeiro programa humorístico da televisão brasileira, lançado pela TV Tupi. Inspirado no programa de rádio homônimo, foi estrelado em ambas as mídias pelo humorista Mazzaropi que fazia muitas piadas e utilizava-se de improvisação.
- A Praça da Alegria (1956-1978): Criado por Manoel de Nóbrega, foi um dos primeiros programas humorísticos da TV brasileira. O apresentador sentado em um banco de praça conversava com personagens que se revezavam para contar seus casos engraçados.
Programas brasileiros de humor dos anos 60
- Chico Anysio Show (1960/64-1982/1990): Chico Anysio consolidou-se como o maior criador de personagens da TV brasileira, com tipos inesquecíveis como Qüem-Qüem; Dr. Alfacinha; Pantaleão, Professor Raimundo e outros, que marcaram época e o transformaram em um dos mestres do humor nacional.
- Balança Mas Não Cai (1968-1983): Baseado em um programa de rádio dos anos 50, esse show de esquetes humorísticos passados nos apartamentos de um edifício residencial e contava com personagens icônicos, como o Primo Pobre e o Primo Rico, e fez enorme sucesso na TV Globo.
Programas brasileiros de humor dos anos 70
- Faça Humor, Não Faça Guerra (1971-1973): Foi um programa humorístico que contava com textos de Max Nunes, Haroldo Barbosa, Renato Corte Real e Jô Soares, entre outros, um marco na televisão brasileira, onde predominavam as sátiras e esquetes.
- Satiricom (1973-1975): O programa fazia sátiras aos mais variados meios de comunicação, como o rádio, a escrita, a fala, a música e a televisão. Tinha participação fixa de Agildo Ribeiro, Paulo Silvino, Jô Soares, Renato Corte Real e Luiz Carlos Miele.
- Os Trapalhões (1974-1995): Com seu humor físico e muitas vezes inocente, a trupe formada por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias tornou-se um fenômeno nacional, misturando humor popular com crítica social e política, especialmente no final da ditadura militar.
- Planeta dos Homens (1976-1982): Planeta dos Homens foi um programa humorístico produzido pela Rede Globo, contava com Textos de Jô Soares, Max Nunes, Hilton Marques, Haroldo Barbosa, Afonso Brandão, Luis Fernando Veríssimo, entre outros, e tinha várias enquetes divertidas e inteligentes.
Programas brasileiros de humor dos anos 80
- Viva o Gordo (1981-1987): Protagonizado por Jô Soares, foi um marco do humor crítico e ácido, fazendo sátiras de políticos e costumes brasileiros com personagens icônicos.
- A Praça é Nossa (1987-presente): O programa de Carlos Alberto de Nóbrega, é uma continuação do legado de seu pai com “A Praça da Alegria”. O show revelou grandes comediantes como Ronald Golias e Canarinho, sendo um dos humorísticos mais longevos da televisão brasileira.
- TV Pirata (1988-1992): O programa contava com esquetes diversas mas também com alguns quadros fixos, tendo como referências do Saturday Night Live dos Estados Unidos, Monty Python, da Inglaterra, e tecendo sátiras sobre temas diversos na cultura brasileira.
Programas brasileiros de humor dos anos 90
- Escolinha do Professor Raimundo (1990-2000): Criada por Chico Anysio, o programa no formato escolinha, trouxe uma série de personagens icônicos. Com humor leve e caricatural, fazia críticas sociais por meio de seus alunos excêntricos.
- Casseta & Planeta, Urgente! (1992-2011): Surgiu como uma fusão dos humorísticos “Casseta Popular” e “Planeta Diário”. Marcado pelo humor irreverente e sátiras políticas, crítica à mídia e paródias de novelas, tornou-se um fenômeno do humor brasileiro.
- Piores Clipes do Mundo (1999-2002): Programa apresentado por Marcos Mion, comentava videoclipes musicais de forma sarcástica, tornando-se um clássico da TV com humor irreverente.
- Vida ao Vivo Show (1998-1999): Vida ao Vivo Show é um programa apresentado por Luís Fernando Guimarães e Pedro Cardoso no formato de um telejornal, com esquetes humorísticas que brincavam com os clichês da TV brasileira.
- Zorra Total (1999-2015): O programa trazia humor popular e esquetes cômicas com personagens marcantes. Obteve grande popularidade nas noites de sábado.
Programas brasileiros de humor dos anos 2000
- Hermes e Renato (2000-2015): O programa contava com esquetes que misturavam humor ácido, humor negro e humor non-sense. Com diversos personagens marcantes, trouxe uma nova geração de humoristas e influenciou fortemente a cultura pop brasileira.
- Rockgol (2003-2011): O programa humorístico esportivo da MTV em formato de mesa redonda, apresentado por Paulo Bonfá e Marco Bianchi, misturando futebol e humor de forma irreverente, repleto de trocadilhos de duplo sentido e comentários absurdos.
- Pânico na TV (2003-2012): Adaptado do programa de rádio Pânico, o programa Pânico na TV rapidamente se tornou um sucesso da TV brasileira, marcado pelo humor negro e politicamente incorreto, pegadinhas e comportamento ofensivo e non-sense inspirado pelo programa Jackass.
- Show do Tom (2004-2011): Programa apresentado por Tom Cavalcante, misturava esquetes, paródias, stand-up, além de entrevistas “picantes” e game-shows.
- Gordo Freak Show (2005-2006): Gordo Freak Show foi um programa exibido pela MTV Brasil e apresentado por João Gordo. Contava com diversas apresentações de freaks e bandas, gritaria e matérias explorando o bizarro.
- 15 Minutos (2008-2010): Programa da MTV apresentado por Marcelo Adnet, se passava num apartamento fictício no bairro do Humaitá e trouxe esquetes rápidas, humor nonsense, paródias, imitações e entrevistas de rua.
- Quinta Categoria (2008-2011): Programa humorístico da MTV dividido em vários quadros com jogos feitos de improviso com participação de sugestões da plateia.
- Custe o Que Custar (CQC) (2008-2015): Foi um programa de telejornal humorístico, com um humor ácido e político, defendendo pautas consideradas progressistas. Além disso, contava com reportagens sobre atualidades.
Programas brasileiros de humor dos anos 2010
- Badalhoca MTV (2010): Apresentado por Ronald Rios, o programa Badalhoca MTV contou com 30 episódios. Ronald fazia comentários irreverentes sobre temas diversos, sempre com boas sacadas, além disso contava com Erik Gustavo fazendo externas.
- Comédia MTV (2010-2011): Programa que marcou o retorno da MTV ao humor, com nomes como Tatá Werneck e Marcelo Adnet fazendo esquetes satíricas.
- Legendários (2010-2017): Legendários foi um programa de auditório brasileiro apresentado por Marcos Mion e inspirado pelos antigos programas da MTV Brasil, que mesclava quadros humorísticos, reportagens e apresentações musicais.
- PC na TV (2011-2013): Comandado por PC Siqueira, o programa surgiu no auge do YouTube no Brasil, trazendo o vlogger para a TV. O show mantinha o humor sarcástico e os comentários críticos sobre cultura pop e sociedade, que tornaram PC uma figura popular da internet.
- Charges (2012-presente): Criado por Maurício Ricardo, o Charges é um site e canal com esquetes de animações satíricas. Ficou popular por suas críticas políticas e sociais divididas em diversos quadros. Foram exibidas em programas como BBB Brasil e marcando a cultura humorística da internet brasileira.
- Porta dos Fundos (2012-presente): Nasceu como um canal de YouTube e revolucionou o humor brasileiro na internet, trazendo esquetes curtas, críticas sociais e políticas ácidas e com temas variados.
- O Último Programa do Mundo (2013-2018): O Último Programa do Mundo nasceu na MTV e foi continuado pela TV Quase. O programa é um talk-show é ambientado em um cenário de uma emissora pós-apocalíptica, sem recursos, apenas com convidados aleatórios e quadros non-sense.
- Tá no Ar: a TV na TV (2014-2019): O programa Tá no Ar: a TV na TV fazia uma sátira metalinguística da própria televisão, com esquetes rápidas e criativas que criticavam a cultura de massa e os clichês televisivos.
- Falha de Cobertura (2014-presente): Falha de Cobertura é um programa sobre futebol em formato de mesa redonda, apresentado pelos personagens ex-jogador Daniel e “professor” Cerginho, com humor satírico, ao estilo Rockgol.
- Zorra (2015-2020): A reformulação do antigo “Zorra Total” trouxe um humor mais moderno e crítico, explorando questões sociais e políticas com esquetes mais refinadas. O programa abandonou o humor pastelão para adotar um estilo que buscava mais engajamento.
- Choque de Cultura (2016-presente): O programa Choque de Cultura faz sátiras do universo cinematográfico e da cultura pop, através de quatro personagens irreverentes, que são motoristas de vans e comentam estes temas, muitas vezes de forma absurda e preconceituosa, assim como pessoas fazem no dia-a-dia.
- A Culpa é do Cabral (2016-presente): É um programa de stand-up, exibido pelo canal de TV Comedy Central e apresentado por Fabiano Cambota. Nele se reúnem comediantes de diferentes regiões do Brasil, no formato mesa-redonda, para comentar e satirizar questões culturais, regionais e sociais.
- Greg News (2017-2023): Apresentado por Gregório Duvivier na HBO, o programa trouxe um humor ácido e politizado, no estilo dos talk shows americanos como “Last Week Tonight”. Gregório utilizava monólogos afiados e bem fundamentados para criticar e debater temas políticos e sociais, atraindo uma audiência mais jovem e engajada.
- Fala Muito! (2019): O Fala Muito! nasceu como um quadro sobre a copa de 2018, misturando monólogos de talk shows com uma apresentação típica da internet, cheia de imagens engraçadas e trocadilhos visuais. Apresentado por Lucas Gutierrez, posteriormente se tornou um programa de entrevistas contando com diversas edições visuais, além de reacts e uma linguagem de internet.
Programas brasileiros de humor dos anos 2020
- Que Doha É Essa? (2022): Que Doha É Essa? foi um quadro com episódios curtos sobre a Copa do Mundo de futebol em 2022, contando com algumas semelhanças com o quadro esportivo “Fala Muito!”. Apresentado por Marcelo Adnet imitando o narrador Galvão Bueno e tecendo comentários.
Programas brasileiros de humor separados por gênero
- Humor pastelão, trocadilhos e cotidiano
A Praça da Alegria (1956-1978); Chico Anysio Show (1960/64-1982/1990); Balança Mas Não Cai (1968-1983); Os Trapalhões (1974-1995); Planeta dos Homens (1976-1982); A Praça é Nossa (1987-presente); TV Pirata (1988-1992); Escolinha do Professor Raimundo (1990-2000); Casseta & Planeta, Urgente! (1992-2011); Zorra Total (1999-2015); Rockgol (2003-2011); Show do Tom (2004-2011)
- Humor non-sense, absurdo e bizarrices
Piores Clipes do Mundo (1999-2002); Hermes e Renato (2000-2015); Pânico na TV (2003-2012); Gordo Freak Show (2005-2006); 15 Minutos (2008-2010); Badalhoca MTV (2010); O Último Programa do Mundo (2013-2018); Zorra (2015-2020); Choque de Cultura (2016-presente)
- Humor negro
Hermes e Renato (2000-2015); Pânico na TV (2003-2012); Porta dos Fundos (2012-presente)
- Humor esportivo
Rockgol (2003-2011); Falha de Cobertura (2014-presente); Fala Muito! (2019); Que Doha É Essa? (2022)
- Críticas sociais e políticas
Balança Mas Não Cai (1968-1983); Satiricom (1973-1975); Viva o Gordo (1981-1987); TV Pirata (1988-1992); Escolinha do Professor Raimundo (1990-2000); Casseta & Planeta, Urgente! (1992-2011); Vida ao Vivo Show (1998-1999); Custe o Que Custar (CQC) (2008-2015); Badalhoca MTV (2010); Legendários (2010-2017); Tá no Ar: a TV na TV (2014-2019); Choque de Cultura (2016-presente); Greg News (2017-2023); PC na TV (2011-2013); Charges (2012-presente); Porta dos Fundos (2012-presente)
- Entrevistas, talk-shows e monólogos
Custe o Que Custar (CQC) (2008-2015); O Último Programa do Mundo (2013-2018); Greg News (2017-2023); Fala Muito! (2019); PC na TV (2011-2013); Tá no Ar: a TV na TV (2014-2019); Choque de Cultura (2016-presente)
- Stand-up e improviso
Rancho Alegre (1946-1950); Show do Tom (2004-2011); Quinta Categoria (2008-2011); Comédia MTV (2010-2011); A Culpa é do Cabral (2016-presente)
Faltou algum programa humorístico de destaque na lista? Deixe nos comentários.
