O humor surrealista e nonsense no Brasil tem uma tradição de ícones que marcaram gerações. Conhecidos por explorar o ilógico, o incomum, o imprevisível, o exagero, o ridículo e o excêntrico, esses humoristas muitas vezes chocam ao subverter o esperado, indo contra normas e costumes sociais.

Com suas piadas que parecem escapar da lógica convencional, diversos humoristas abraçaram o incomum e conseguiram produzir o puro creme do humor sem sentido, conseguindo elevar a comédia a um estado de genuína surpresa, com muita originalidade, desafiando e cativando o público – e, talvez, até o ofendendo.

Confira abaixo os grandes nomes do humor absurdo no Brasil!

  1. Hermes e Renato
  2. Mundo Canibal
  3. Pânico na TV
  4. TV Quase
  5. Inutilismo
  6. Maicon Küster
  7. Rebosteio
  8. 5 Alguma Coisa
  9. Rabisco
  10. Toró de Miolo
  11. Luckhaos
  12. Galo Frito
  13. Os Barbixas
  14. Outros programas com elementos de nonsense e absurdo

Hermes e Renato

Contando com grandes nomes da comédia nacional como Fausto Fanti, Bruno Sutter, Felipe Torres, Adriano Pereira, Marco Antônio Alves e Gil Brother Away, Hermes e Renato foi pioneiros do humor nonsense, surgirndo na MTV nos anos 2000, transformando o absurdo em uma marca registrada. Com personagens caricatos, linguagem chula e cenas bizarras, desafiaram o senso comum do que poderia ser comédia na TV. Com esquetes icônicas como “Joselito” e “Boça”, desconstruíram padrões e redefiniram o humor escrachado que desafiaram convenções e abriram portas para o humor sem filtros na TV, conquistando uma legião de fãs.

Mundo Canibal

Criado pelos irmãos Piologo, O Mundo Canibal, ficou famoso com o quadro Avaianas de Pau e foi um dos primeiros a popularizar o humor nonsense e sem limites no Brasil. Renomado pelo humor extremamente bizarro e violento em animações, marcou uma geração com esquetes satíricas e exageradas. Seus vídeos tornaram-se pioneiros na animação independente, marcando o início do humor digital.

Pânico na TV

Embora conhecido por seu humor popular e por vezes polêmico, o Pânico trazia um lado nonsense inconfundível, criando momentos absurdos no entretenimento popular, com um humor caótico e sem limites, especialmente durante os anos 2000. Com personagens como Vesgo e Silvio e quadros cheios de surrealismo, o programa testava limites de decência, aplicando o absurdo em rede nacional. O humor nonsense do Pânico era desconcertante, gerando um efeito de estranheza que se tornou uma de suas marcas.

TV Quase

A turma da TV Quase (Daniel Furlan, Caito Mainier, Fernando Fraiha, Raul Chequer, Leandro Ramos, Juliano Enrico, David Benincá, Pedro Leite e Gabriel Labanca) é responsável pelo Choque de Cultura, O Último Programa do Mundo e Falha de Cobertura, ícones do humor nacional. Com estes programas eles trouxeram um estilo de humor nonsense mais sofisticado que esbarra no surreal e na crítica social. Com um texto inteligente, fazem o absurdo parecer natural, através de personagens que discutem cinema e futebol como se estivessem em um bar. A combinação de improviso e construção cômica única garantiu à TV Quase um espaço importante no humor atual.

Inutilismo

O canal Inutilismo, criado por Lucas Vinícius, é referência em um nonsense caótico e autêntico, que mistura humor absurdo com cenas musicais e comentários irreverentes. Criando músicas satíricas e esquetes totalmente imprevisíveis, Inutilismo é o tipo de comédia que não se prende a qualquer estrutura e ironiza absolutamente tudo, numa linha entre o genial e o nonsense puro. Vale lembrar das ótimas participações de Matheus Canella, criando ainda mais absurdos.

Maicon Küster

Maicon Küster explora o nonsense de maneira anárquica, usando efeitos visuais, colagens e até personificações bizarras em suas análises satíricas. Seus vídeos de reacts, vlogs e esquetes são imprevisíveis, combinando crítica social com cenas absurdas e personagens desajustados. O humor de Küster desafia convenções, com uma visão irreverente, sarcástica e inteligente.

Rebosteio

Criado por Alexandre Velloso, originalmente chamado Cachorro Saiyajin, o Rebosteio é um canal de animação altamente nonsense com diálogos surreais e piadas escrachadas. Com uma linguagem visual e temática que remetem ao humor underground, o Rebosteio aborda assuntos polêmicos com uma estética trash e despreocupada misturada à cultura pop. É um humor cru e ácido que se destacou com quadros como O Espetacular Renato e O Homem Spider Man.

5 Alguma Coisa

O canal 5 Alguma Coisa foi criado por Mederi Corumbá e utiliza o nonsense com um toque de paródia e sátira. Ao abordar temas do cotidiano em forma de lista e recriá-los de forma exagerada e nonsense, o canal oferece uma visão cômica e distorcida de situações banais, tornando o absurdo algo engraçado e facilmente relacionável.

Rabisco

Rabisco é um canal criado por Leonardo Amaral, também conhecido pelo Peixe Aquático, que explora o nonsense no formato de animações cartunescas e superexpressivas de forma direta e em curtas, criando situações inusitadas e imprevisíveis. Seu humor visual e textual brinca com o absurdo de forma leve e criativa, com um estilo que varia do surreal ao debochado. Consegue cativar o público ao simplificar o humor sem perder a essência do nonsense.

Toró de Miolo

Toró de Miolo foi uma série de animação coproduzida pela Amazing Pixel e Studio Pyx, com a participação de Guilherme Briggs, que fazia sátiras com a cultura pop, brincando de forma absurda com cinema, história, quadrinhos, literatura e cultura pop!

Luckhaos

Criado por Lucas Martins, Luckhaos é o personagem de um artista musical de paródias no estilo rap e trap, para ter estilo ele usa um óculos 3D e touca. Seu canal de de paródias conta com diversos clipes e letras que exploram o absurdo, o vulgar e o pervertido de maneira visual e narrativa, fazendo piada ao criar personagens e situações absurdas.

Galo Frito

O Galo Frito inovou no YouTube com paródias musicais, batalhas e vídeos que levavam o nonsense ao extremo, brincando com figuras da cultura pop e cenas de puro absurdo. Com piadas visuais e personagens exagerados, criaram um estilo de humor nonsense único e bastante visual.

Os Barbixas

O grupo Barbixas, com o espetáculo Improvável, trouxe o nonsense ao improviso, criando esquetes que flertam com o absurdo e a completa imprevisibilidade. O trio fez escola no humor ao vivo, popularizando o teatro de improviso no Brasil e explorando a bizarrice de forma rápida e sagaz.

Outros programas com elementos de nonsense e absurdo

Embora sejam programas clássicos como Comédia MTV, Porta dos Fundos, Tá no Ar: A TV na TV, A Praça é Nossa, Casseta & Planeta, Zorra Total, Chico Anysio Show, Viva o Gordo, Escolinha do Professor Raimundo, TV Pirata, Os Trapalhões, Faça Humor Não Faça Guerra, Os Sobrinhos do Ataíde, Piores Clipes do Mundo e Os Melhores do Mundo têm personagens e piadas que beiram o nonsense, por vezes, usando uma linguagem desconexa e absurdamente cômica.


Faltou algum grande nome da comédia absurda no Brasil? Deixe nos comentários!